Portugal tem mais de 4 000 sacerdotes, dados de 2006
2009-06-27 11:16:07

A Igreja Católica tem em Portugal cerca de quatro mil sacerdotes distribuídos pelas 21 dioceses, de acordo com os últimos dados oficiais disponíveis, que se referem a 2006.

Segundo a última edição do Anuário Católico de Portugal, de Abril deste ano, mas com dados referentes a 31 de Dezembro de 2006, a Igreja Católica portuguesa tem 49 bispos, dos quais 21 são diocesanos (incluindo o Ordinário Castrense), 19 são eméritos (já ultrapassaram os 75 anos de idade), oito auxiliares e um coadjutor.

Em 2006 havia 2 894 sacerdotes diocesanos (pertencentes a dioceses) e 1 052 religiosos (ligados a ordens religiosas), uma quebra de 8,4 por cento face ao ano 2000, mas mesmo assim apenas 20 das 4.366 paróquias católicas existentes em Portugal estavam sem padre, entregues a diáconos, religiosas ou leigos.

No final do mesmo ano, e em contraste com o que se passa no Mundo, havia menos 38 sacerdotes diocesanos, uma vez que se registaram 81 óbitos e 39 ordenações, além de sete abandonos e 11 entradas no sacerdócio, normalmente padres de outras nacionalidades que vieram para Portugal.

Mesmo assim, a quebra foi menor do que no ano anterior, quando o saldo foi de menos 55 sacerdotes.

No que respeita aos seminaristas, no final de 2006 havia 475 candidatos ao sacerdócio, entre diocesanos (308) e religiosos (167), o mesmo número do ano anterior.

O padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, afirmou que o número de seminaristas aumentou desde 2006, mas não quantificou.

As estatísticas incluídas na edição deste ano do Anuário são os dados apresentados pelos bispos portugueses na visita ad limina realizada em Novembro de 2007.

Os bispos diocesanos de todo o mundo têm a obrigação de visitar de cinco em cinco anos os túmulos dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo em Roma (visita ad limina), aproveitando a ocasião para reuniões de trabalho com a Cúria Romana e audiências com o papa, durante as quais apresentam as estatísticas das igrejas locais.

JPA.
Lusa