Santuário de Fátima convida para concerto-meditação
2009-04-02 23:25:19

No próximo domingo, Dia de Ramos, 5 de Abril, na Igreja da Santíssima Trindade será apresentada, às 15h00, a “Paixão de Jesus Cristo Segundo São João”, da autoria do Cónego António Ferreira dos Santos. O trabalho musical será orquestrado pela “Sine Nomine” e interpretado pelo Coro Polifónico da Lapa, ambos do Porto.

Espera-se um forte momento cultural e de meditação, oferecido pelo Santuário de Fátima aos seus peregrinos e visitantes e a toda a comunidade residente e vizinha da instituição.

O Cónego Ferreira dos Santos descreve este seu trabalho musical “como sendo a mais séria e profunda obra musical que compus”. “Nele estou todo: como criatura de Deus integrada no Cosmo, como músico e como discípulo e padre de Jesus Cristo”, refere.

Para esta apresentação foi escolhida a Orquestra "Sine Nomine”, formada a partir da vida musical que a Igreja da Lapa e que tem vindo a implementar várias iniciativas que marcam muito positivamente a agenda cultural da cidade do Porto.

A “Sine Nomine”, que iniciou a sua organização no ano 2000 – Ano Bach, apresenta-se com regularidade, ora com o Coro Polifónico da Lapa, ora a solo. Sob a direcção artística do Cónego Ferreira dos Santos, é concertino José Tavares.

No concerto em Fátima, a “Sine Nomine” apresentar-se-á com o Coro Polifónico da Lapa (CPL), criado formalmente no ano 2000 pelo Cónego Ferreira dos Santos, seu director artístico. É maestro Filipe Veríssimo, e o currículo de actuações do CPL, além das iniciativas realizadas na Igreja da Lapa, estende-se a todo o país.

De acordo com informação do Cónego Ferreira dos Santos à Sala de Imprensa do Santuário, o trabalho a apresentar em Fátima na tarde do próximo dia 5 de Abril, será a segunda versão, profundamente reformulada, da “Paixão de Jesus Cristo Segundo São João”.

É um trabalho composto para solistas, narrador, coro e orquestra sinfónica, em que foram tidos como base os seguintes textos: Evangelho segundo S. João, capítulos 18 e 19; Isaías, 42,1-7 e o Hino da liturgia de Vésperas do tempo da Quaresma: Olhai, Senhor, a noite que nos cobre.

Serão solistas Vítor Sousa (Evangelista e árias), Paulo Antunes (Pilatos), Pedro Telles (Jesus) e narrador o próprio compositor, Cónego Ferreira dos Santos. O Maestro será o do CPL, Filipe Veríssimo.

O trabalho será apresentado em duas partes: “A Condenação de Jesus” e “ A Crucificação e Morte de Jesus”.

Breves historiais da “Sine Nomine” e do Coro Polifónico da Lapa estão disponíveis em: http://www.fatima.pt/portal/index.php?id=15421

LeopolDina Reis Simões,
Sala de Imprensa