Bento XVI propõe recuperação dos valores cristãos
2009-02-21 17:58:44

Bento XVI centrou a sua catequese desta Quarta-feira, no São Beda, o Venerável. O Papa recordou o monge do Mosteiro de Wearmouth, em Inglaterra, nascido por volta do ano 672 e falecido a 27 de Maio de 735, como uma das figuras mais influentes na construção da Europa cristã, local onde “existem inúmeras culturas”, para mostrar a importância de se voltar aos valores construtores.

“Graças à forma como desenvolve a sua teologia, envolvendo a história, a bíblia e a liturgia, Beda tem uma mensagem muito actual para as formas actuais de vida cristã”, referiu o Papa na Praça de São Pedro.

O Papa recordou que este monge foi um dos homens mais instruídos da Idade Média e um autor profícuo, a par da sua reputação de santidade e sabedoria, para referir que as formas diversas de vida cristã actual, ganham orientações precisas com os ensinamentos de Beda.

Aos doutores, Bento XVI recordou as tarefas essenciais de estruturar a palavra de Deus para apresentá-la de “forma atraente aos fiéis”. O Papa pediu que exponham a verdade dos dogmas evitando as complicações e atendendo à “simplicidade católica” com a atitude dos pequenos e humildes.

Aos pastores, o Papa sublinha que devem “dar a prioridade à pregação, não apenas usando a linguagem verbal, mas valorizando os ícones, as procissões e peregrinações” e acrescenta que Beda recomenda o uso da linguagem vulgar.

Aos consagrados, que vivem a alegria da comunhão fraterna e progridem na sua vida espiritual através da contemplação, “Beda recomenda um apostolado em colaboração com os Bispos para o desenvolvimento de actividades pastorais destinadas às jovens comunidades cristãs, disponibilizando-se para a missão evangelizadora fora do seu país”.

Bento XVI recordou ainda os ensinamentos de Beda dirigido aos fiéis leigos para “serem assíduos à instrução religiosa. Aos pais explica que também no seu ambiente doméstico podem exercer um trabalho pastoral, formando cristãmente os filhos”.

No final da catequese o Papa voltou-se para os jovens, os doentes e os recém casados. Bento XVI pediu que os jovens “se preparem para a vida com empenho espiritual, edificando o vosso projecto sob a base sólida da fidelidade a Deus”.

Aos doentes pediu para oferecerem o seu sofrimento como sinal de “construção do reino” e aos casais novos, o Papa pediu para “fazerem crescer em cada dia a vossa família, graças à escuta de Deus, porque o equilíbrio advém do vosso amor recíproco e abre-se ao acolhimento aos mais necessitados.

Bento XVI saudou ainda os peregrinos italianos, referindo em particular os provenientes da diocese de Brindisi-Ostuni, que sob orientação do Arcebispo Rocco Talucci, vivem o seu Sínodo diocesano. “É uma importante etapa de crescimento da comunidade eclesial”.