PÁROCOS E AGENTES PAROQUIAIS REFLECTEM SOBRE A TRANSMISSÃO DA FÉ
2009-02-21 17:33:57

Reunidos nos dias 6 e 7 de Fevereiro em Fátima, no X Colóquio Nacional de Paróquias, sacerdotes e leigos de diversas paróquias portuguesas reflectiram em conjunto sobre os desafios da transmissão da fé na sociedade contemporânea.

Na noite de sexta-feira, 6, o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, partindo da sua experiência pastoral, enunciou os desafios que se colocam a uma sociedade cada vez mais descristianizada. Na manhã de sábado 7, coube ao teólogo Juan Martin Velasco, director do Instituo Superior de Pastoral de Madrid, autor de muitas obras de teologia e pastoral, publicado em Portugal, partilhar as suas reflexões sobre a mesma temática. O problema que se coloca hoje não é o dos ateus: esses até falam muito de Deus! Maior problema é o dos que vivem indiferentes à ideia de Deus. Anorécticos que não sentem a necessidade de comer.

A consciência de que é necessário encontrar novas abordagens para a transmissão dos valores e da fé cristã, face às alterações na sociedade que diminuíram a importância das formas tradicionais de evangelização e catequese é uma conclusão do encontro. Também se conclui que proporcionar o encontro pessoal com Deus é o desafio mais importante que se coloca aos cristãos, em vez de uma vivência mais baseada numa prática tradicional de raiz social e numa catequese demasiado escolarizante.

Durante a tarde, uma mesa redonda reuniu os Jornalistas Paulo Rocha e Graça Franco, da Ecclesia e da Rádio Renascença, apresentados pelo Padre António Rego, do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja. Falou-se sobre as novas dimensões da comunicação e da necessidade de utilizar adequadamente os novos canais de difusão da informação para melhor compreensão da mensagem cristã por toda a sociedade. Graça Franco abordou também a sua perspectiva sobre como o actual momento crítico da economia deve ser perspectivado numa dimensão cristã.

Os Colóquios Nacionais começaram por ser uma realidade em Portugal, após a realização do Colóquio Europeu de Tarragona, em 1985, que versou sobre o tema “Corresponsabilidade na Paróquia” e muito enriqueceu a delegação portuguesa. Com alguma regularidade se têm feito os Colóquios Nacionais, na sequência dos Colóquios Europeus. Neste X Colóquio Nacional de Paróquias tratámos o tema do próximo Colóquio Europeu em Mons (Bélgica), que terá lugar de 5 a 10 de Julho.

O Colóquio Europeu de Paróquias é um encontro de pessoas de paróquias e comunidades cristãs dos países da Europa. De dois em dois anos, num país europeu diferente, estes cristãos encontram-se em colóquio, onde partilham as suas experiências no que concerne à Igreja e à sociedade, partindo do seu envolvimento pastoral. Pretendem, assim, participar com a sua própria identidade na construção europeia.