Natal junto da Igreja perseguida
2008-12-11 00:41:26

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (Fundação AIS) é uma Organização Pública Universal Dependente da Santa Sé. Foi fundada em 1947 pelo R.P. Werenfried van Straaten, o. praem. – inspirado na mensagem de Fátima, após a Segunda Guerra Mundial, para ajudar os milhões de refugiados da Alemanha de Leste que fugiam da ocupação comunista.

É uma organização essencialmente pastoral, que não cessa de ajudar a Igreja, onde quer que seja perseguida, refugiada e ameaçada, em mais de 150 países. Apoiamos, anualmente, cerca de 8.000 projectos em todo o mundo: na América Latina, na África, na Ásia e também na Europa de Leste e Ocidente, onde quer que a Igreja enfrente dificuldades. Os desafios são múltiplos!

A nossa missão assenta em três pilares: informação, oração e acção.

É essencial que o mundo saiba que existem países onde a Igreja é perseguida e os cristãos são violentados por causa da fé. A Fundação AIS tem por missão informar e dar a conhecer estas situações.

A oração é parte essencial da nossa missão. Tão importante quanto o apoio material que se pode oferecer a quem vive em privação é o conforto da unidade que se estabelece através da oração universal. Por isso, a Fundação AIS procura apelar à oração por todos os cristãos que se vêem impossibilitados de viver de acordo com a sua fé, bem como por todos aqueles que os perseguem e oprimem.

Informar e rezar para agir melhor. A Fundação AIS procura disponibilizar todos os meios possíveis para que a Igreja perseguida – onde quer que se encontre – não deixe de realizar a sua missão de evangelização, chegando assim ao coração de todos os homens.

Em todo o mundo, a Fundação AIS tem milhares de benfeitores e amigos. São os seus donativos que mantêm viva a instituição. Eles dão, a Fundação AIS redistribui e a Igreja vive. Essencialmente, os donativos são utilizados na formação de seminaristas, padres, irmãs, catequistas e leigos, e na ajuda à subsistência das diversas comunidades religiosas. Além disso, o dinheiro é também usado na construção de igrejas, mosteiros, conventos, seminários e centros de catequese, assim como na aquisição de meios de transporte para o trabalho pastoral. Igualmente importante é o apoio prestado aos refugiados que, por motivos de fé, são forçados a abandonar a sua pátria.

A Fundação AIS todos os anos coloca à disposição dos seus amigos e benfeitores vários tipos de “presentes com significado”. Estes presentes têm por finalidade financiar projectos que a Fundação apoia.

Alguns destes projectos são:

Apoio aos cristãos da Terra Santa. A AIS começou esta campanha depois de ouvir relatos de centenas de famílias que foram forçadas a deixar a sua terra ou a viver sem as condições mínimas porque as suas lojas de artigos religiosos tinham falido devido aos conflitos na Terra Santa. Os variados produtos que temos em madeira de oliveira da Terra Santa são feitos por artífices cristãos de Belém e ao adquirirmos estes produtos estamos a proporcionar sustento a estas famílias da Terra Santa. Neste momento, com os milhares de encomendas da nossa Instituição, há trabalho suficiente para sustentar 50 famílias.

Apoio à impressão da Bíblia para Crianças para a República Democrática do Congo, em Tshiluba. Desde 1979 que a AIS tem entregue a crianças do mundo inteiro milhões de exemplares de Bíblias para Crianças. Desta forma, apadrinhamos o projecto de tradução, edição, impressão e envio de 100.000 exemplares da Bíblia para Crianças em Tshiluba, uma das línguas mais faladas na Rep. Dem. do Congo. Para estas crianças, a pequena Bíblia é um instrumento fundamental para conhecerem Deus e também para a aprendizagem da língua materna, uma vez que há falta de manuais escolares. Para a maioria destas crianças este será o seu primeiro livro! De modo a obtermos o financiamento necessário para esta campanha lançamos a Bíblia para Crianças, em formato áudio, onde se podem escutar histórias da Bíblia. Com o mesmo motivo bíblico temos outros produtos como a Bíblia, o puzzle, Bíblia para colorir. Através da aquisição de um destes produtos podemos ajudar as crianças do Congo!

Apoio aos cristãos perseguidos no Iraque. A Fundação AIS apoia neste Natal de 2008 os cristãos do Iraque que são vítimas de fugas, fome e expulsões. Este ano iremos enviar pacotes de sobrevivência para o Iraque, com farinha, leite em pó, arroz, sal, açúcar e conservas. O nosso apoio irá beneficiar 750 famílias, mas este número poderá aumentar caso consigamos obter os fundos necessários para o envio de mais pacotes de sobrevivência.