paroquias.org
 

Notícias






Irmã Maria Clara vai ser beatificada
2008-12-09 17:03:10

A irmã Maria Clara do Menino Jesus, natural da Amadora e fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, foi proclamada ‘venerável’, pelo Papa Bento XVI, ficando mais perto da beatificação.

O Sumo-Pontífice autorizou a publicação do decreto que reconhece as "virtudes heróicas" da religiosa, após um encontro com o arcebispo Angelo Amato, sucessor do cardeal Saraiva Martins à frente da Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano. Aliás, este é o primeiro processo português que avança, depois de o cardeal Saraiva Martins ter abandonado a liderança do decastéreo.

A decisão de Bento XVI "abre a porta ao estudo do suposto milagre, ocorrido em 2003, em Baiona (Espanha)", explica ao CM a irmã Maria Lucília Carvalho, vice-postuladora da causa de canonização da irmã Maria Clara.

No convento de Linda–a–Pastora, onde está sepultada a madre hospitaleira, as irmãs contam que Georgina Troncoso Monteagudo se curou depois de conhecer a obra em Espanha. "Foi lá que pediu a madre Maria Clara para interceder por ela junto de Deus", diz a irmã Musela Nunes, natural de Goa. Por sua vez, a irmã Glória Ferreira conta que, depois de curada, Georgina Trancoso veio a Portugal agradecer. "Sofria de pioderma grangrenoso e contou-nos que tinha o braço em carne viva, com dores horríveis", recorda. Na continuação do trabalho de apoio aos necessitados, a irmã Lurdes Barbosa refere que "são necessidades que ultrapassam o tempo".

FERIADO E DIA SANTO DE GUARDA
Faz hoje 362 anos que D. João IV coroou, em Vila Viçosa, Nossa Senhora da Conceição, proclamando-a ‘rainha de Portugal’. A partir dessa altura, mais nenhum monarca português usou coroa na cabeça.

O dogma Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a bula Inefabilis Deus. É um dos seis feriados que são dias santos, como o Natal (Dezembro), o Corpo de Deus (Maio ou Junho), a Ascensão de Nossa Senhora ao Céu (Agosto), Dia de Todos os Santos (Novembro) e Sexta--Feira Santa (Março ou Abril).

DEVOTOS REZAM JUNTO DE TÚMULO
Madre Maria Clara do Menino Jesus está sepultada deste 1989 na Cripta da Casa-Geral da Congregação, em Linda-a-Pastora, concelho de Oeiras, onde ocorrem peregrinações pedindo a sua intercepção junto de Deus. No primeiro domingo de cada mês decorre cerimónia aberta ao povo. Cerca 1600 irmãs seguem a sua obra de ajuda aos mais necessitados pelo Mundo. n


A irmã Maria Clara do Menino Jesus nasceu na Amadora a 15 de Junho de 1843, no seio de uma família nobre. Órfã, entrou aos 14 anos no Internato da Ajuda. Recebeu o hábito de Capuchinha, em 1869. Formou a congregação em 1871, com apoio aos pobres em África e na Índia. Morreu em 1899, em Lisboa.

SAIBA MAIS

VILA VIÇOSA
A padroeira de Portugal é a Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. A igreja, antigamente chamada de Santa Maria do Castelo, foi visitada pelo Papa João Paulo II em 1982.

1646
ano em que D. João IV declarou, nas cortes de Lisboa, que Nossa Senhora da Conceição seria padroeira do Reino.

50
cruzados em ouro por ano, foi a promessa do rei aos sucessores de Nossa Senhora da Conceição.

IRMANDADE DOS ANJOS

Foram criadas centenas de irmandades de Nossa Senhora da Conceição. A mais antiga é a da actual freguesia dos Anjos, Lisboa, instituída em 1589.

João Saramago / Secundino Cunha

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia