Sacerdote português eleito secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa
2008-10-11 23:12:27

O sacerdote português Duarte da Cunha foi eleito hoje, por unanimidade, secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa para os próximos cinco anos, noticiou a agência húngara MTI .

Duarte da Cunha nasceu em 1968 e foi ordenado sacerdote em 1993 em Lisboa. Doutorou-se em Roma em 1998 e, entre 2000 e 2004 foi professor da Universidade Católica de Lisboa. Publicou várias obras sobre a família, a teologia de São Tomás de Aquino e sobre as ideias sociais da Igreja e preside ao Ponto de Apoio à Vida, uma organização portuguesa de apoio às mulheres grávidas.

A eleição do sacerdote português decorreu na cidade húngara de Esztergom, a norte de Budapeste, onde esta semana estão reunidos representantes das Conferências Episcopais de 34 países europeus para discutir a relação da Igreja com a imprensa e abordar temas como o diálogo entre cristãos e muçulmanos ou o funcionamento das organizações religiosas europeias.

Duarte da Cunha sucede a Aldo Giordano, designado pelo Papa Bento XVI observador permanente da Santa Sé no Conselho da Europa.

A bioética, a eutanásia e a situação da formação religiosa na Europa também constam da agenda de trabalhos.

Lusa / SOL