D. Antonino Dias é o novo bispo de Portalegre-Castelo Branco
2008-09-09 22:42:01

D. Antonino Dias, de 59 anos, actual bispo auxiliar de Braga, foi nomeado bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco, anunciou hoje a Nunciatura Apostólica em Lisboa.

Natural de Longos Vales, concelho de Monção, D. Antonino Dias, que completa 60 anos a 15 de Dezembro, vai substituir D. José Alves, que em Janeiro fora nomeado arcebispo de Évora.

A entrada na nova diocese está marcada para 12 de Outubro. D. Antonino Dias celebrou domingo a missa na romaria ao santuário de Nossa Senhora de Porto de Ave, concelho de Póvoa de Lanhoso, tendo na homilia manifestado preocupação com a situação das famílias, área onde tem exercido actividade pastoral, receando uma calamidade social no distrito.

Em Agosto, na peregrinação de Nossa Senhora da Franqueira, em Barcelos, perante milhares de emigrantes, o então bispo auxiliar de Braga tinha afirmado que uma boa condução na estrada, cumprindo as regras do Código, é, «em termos evangélicos», uma «ocasião para amar os outros utentes da estrada, considerando-os irmãos e irmãs».

O novo bispo de Portalegre-Castelo Branco é licenciado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e recebeu a ordenação episcopal em Janeiro de 2000 em Viana do Castelo, diocese onde exerceu actividade eclesiástica durante vários anos.

No início da sua carreira eclesiástica, no final da década de 70, D. Antonino Dias foi jornalista na redacção do Diário do Minho, de propriedade da diocese de Braga.

Esta é a quinta nomeação de prelados portugueses feita este ano pelo papa Bento XVI, depois das nomeações de D. José Alves, D. Amândio Tomás (bispo coadjutor de Vila Real, com direito a sucessão), D. Joaquim Mendes (bispo auxiliar de Lisboa) e D. João Lavrador (bispo auxiliar do Porto).

Lusa / SOL