Peregrinação a Taizé
2008-07-31 05:02:39

Caros Amigos:

Certamente que já ouviram falar de Taizé, a pequena comunidade monástica do sul da Borgonha, em França, onde um grupo de homens de várias confissões cristãs se comprometeram por toda a vida em viver uma parábola de comunhão e reconciliação.
Todos os anos milhares de jovens procuram esta pequena aldeia para viver uma semana de encontro, partilha, comunhão e descoberta.

Desde 2003 que um grupo de pessoas ligadas a diversas paróquias e movimentos da cidade de Coimbra decidiram unir esforços para possibilitar aos que desejam conhecer Taizé também uma oportunidade de o fazer no Verão, tendo em conta que neste período há, para lá de tudo o que Taizé oferece em todas as semanas do ano, a riqueza da presença dos jovens de outros continentes.
A Comunidade de Taizé nunca criou à sua volta nenhum grupo ou organização, antes convida os jovens e adultos que a visitam a traduzir o seu compromisso com Cristo no empenhamento na sua comunidade. Assim, o que propomos ao vosso grupo ao ir a Taizé é fazer o que , nas palavras do Papa João Paulo II caracteriza Taizé: Beber água da fonte e prosseguir o caminho. Poderá ser uma oportunidade de buscar energias, encontrar forças, renovar vontades de prosseguir.
Com a criação do Centro Juvenil de S. José, a habitual peregrinação a Taizé do verão, antes organizada pelo grupo informal referido, passa a ser organizada por esta estrutura daquela paróquia, a que se juntaram jovens de Santo António dos Olivais , Santa Cruz, Santa Clara e S. Martinho do Bispo.

Procuramos contudo manter os princípios que orientaram desde 2003 as nossas iniciativas: abertura á participação de todos, disponibilidade para acolher contributos de outros grupos de jovens que se queiram juntar a nós, disponibilidade para visitar grupos interessados em fazer esta experiência e que queiram saber mais sobre Taizé.
Para nós o caminho é tão importante como o destino, pelo que nos esforçaremos para que todos sejam bem acolhidos, mesmo os que venham sozinhos sem conhecer ninguém... que isso não faça ninguém desistir.

Se estão ainda que remotamente interessados não hesitem em contactar-nos, para combinar uma visita!
Encontramo-nos para rezar todos os dias 7 em S. José, pelas 21:00. Aparaçam.

Um Abraço
a organização