paroquias.org
 

Notícias






Simbologia cristã: O Cristograma
2008-07-23 22:47:26

O Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real inaugurou a 17 de Julho a exposição "Simbologia cristã - o Cristograma".

O Cristograma, também chamado de Lábaro (labarum), é um monograma de Jesus Cristo, do qual existem diversas formas. É formado a partir das letras gregas Chi (x) e Ró (p), iniciais da palavra Cristo em grego.

O imperador Romano Constantino I, no poder entre 306 e 337 d.C., usou este símbolo como novo padrão militar para ser exibido juntamente com o seu exército.

Existem várias teorias acerca do motivo pelo qual este imperador passou a utilizar este símbolo religioso. Na época este facto foi explicado por um sonho que o imperador teria tido com este emblema, e com uma voz que lhe disse “Neste sinal conquistarás” (In hoc signo vinces). A partir desse momento ordenou aos seus soldados que colocassem o símbolo nos seus escudos. Contou-se que nesse mesmo dia lutaram contra as tropas de Maxêncio e ganharam a Batalha da Ponte Mílvia (312), perto de Roma.

Nove imperadores estão representados nesta exposição, através de moedas que ostentam, no seu reverso, o Cristograma. Mas exibem-se também outros objectos com o mesmo símbolo.

A exposição estará patente até o próximo dia 21 de Setembro. O museu, localizado na Rua do Rossio, abre todos os dias das 10h00 às 12h00 e entre as 14h00 e as 19h00.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia