Cardeal Saraiva Martins apresenta novo livro
2008-07-17 22:29:06

O Cardeal José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, apresenta esta Quinta-feira o livro “Ide e Anunciai, Fundamentos e Desafios da Missão Hoje”.

Em declarações ao Programa ECCLESIA, o Cardeal português explica que “quis sublinhar a natureza missionária da Igreja”, “a Igreja do «Ide e anunciai» a Boa Nova a todo o mundo”.
“Quis aprofundar a missionariedade da Igreja para que hoje, mais do que nunca, ou é missionária ou não é a Igreja de Cristo, será outra coisa”, alerta.

Para D. Saraiva Martins, isto leva a sublinhar “esta dimensão missionária da vida cristã, da vocaçõa baptismal, que é essencialmente apostólica e evangelizadora”. A obra aborda ainda a relação entre missão e ecumenismo, missão e martírio, porque “a Igreja de Cristo é a Igreja dos mártires” e não “uma Igreja triunfante aqui na Terra”.

A sessão de lançamento realiza-se no Auditório da Renascença (Rua Ivens, 14, ao Chiado), pelas 19h00, sendo a apresentação do livro da responsabilidade de D. Alfio Rapisarda, Núncio Apostólico em Portugal.
A obra, lançada em Portugal pela Paulus Editora, foi editada em 2005 pela Editora do Vaticano. Nela se refere que a missão é algo especial, é um dever dos cristãos, e que o mundo de hoje necessita de anunciantes, de pessoas que se arrisquem a encontrar novas maneiras de evangelizar.

O Cardeal Saraiva Martins explica à ECCLESIA que quis também destacar que têm “os meios de comunicação social no anúncio do Evangelho”, num dos capítulos do livro.
“Paulo VI dizia que se a Igreja não usar esses meios tão poderosos, sentir-se-ia culpável diante do seu Senhor. Os meios de comunicação social são a versão moderna do púlpito”, acrescenta.

O Cardeal português escreveu até agora 29 livros e opúsculos, estando já a pensar num novo livro. Um desses volumes já foi traduzido em chinês e está disponível em Pequim.

Sexta-feira, 18 de Julho, tem lugar uma conferência promovida pela Família Paulista, por ocasião do Ano Paulino, intitulada «Ai de mim se não evangelizar» (1Cor 9,16) e proferida pelo Cardeal Saraiva Martins.

Esta conferência terá lugar na Universidade Católica Portuguesa, Auditório Cardeal Medeiros, pelas 19h00.