Jornadas das Comunicações Sociais dedicadas ao «Evangelho Digital»
2008-07-16 22:47:40

O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja vai promover em Fátima as Jornadas Nacionais de Comunicação Social, este ano subordinadas ao tema “O Evangelho Digital”.

Destinadas a todos os profissionais da Comunicação Social, esta iniciativa terá lugar entre 25 e 26 de Setembro.

Na carta-convite dirigida por D. Manuel Clemente, presidente da Comissão Episcopal responsável pela área das Comunicações Sócias, refere-se que “em boa verdade o religioso anda por toda a parte embora com olhares e perspectivas diferentes, mas sabemos que os que trabalham nos media de inspiração cristã encontrarão nestas Jornadas abundante matéria de aprofundamento para seu trabalho”.

Considerando “o digital como lugar privilegiado do nosso tempo”, as Jornadas contam com um conjunto variado de peritos no campo da formação e da experiência concreta da Internet que procurarão levar os participantes a visitar e a trabalhar nesse terreno.

O programa incluirá uma abordagem ao panorama do Digital em Portugal (Jornais, rádios televisões), uma mesa-redonda sobre o “O religioso feito em Net”, uma conferência sobre “InternÉtica – Um código moral na Internet” e a análise da presença da Igreja em digital.

As inscrições podem ser feitas on line (www.ecclesia.pt/jornadas08) ou dirigidas ao Secretariado Nacional das Comunicações Sociais por correio convencional, (Quinta do Cabeço – Porta D 1885-076 Moscavide) electrónico (agencia@ecclesia.pt) ou via telefónica (218855472).

Na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações 2008, o Papa frisava que “os novos media, sobretudo os telemóveis e a Internet, estão a modificar a própria fisionomia da comunicação, e talvez esta seja uma ocasião preciosa para a redesenhar, ou seja, para tornar mais visíveis, como disse o meu venerado predecessor João Paulo II, os traços essenciais e irrenunciáveis da verdade sobre a pessoa humana”.