Papa convida jovens à esperança - Mensagem de Bento XVI ao povo australiano e aos participantes na Jornada Mundial da Juventude 2008
2008-07-15 22:37:54

Bento XVI continua até ao final da próxima Quarta-feira o seu tempo de repouso numa residência do Opus Dei, em Sidney, mas já enviou uma mensagem ao “amado povo da Austrália e aos jovens peregrinos que tomam parte na Jornada Mundial da Juventude 2008”.

No texto, tornado público pela sala de imprensa da Santa Sé, o Papa manifesta a a grande expectativa com que ele próprio aguarda os momentos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2008, que se inicia Terça-feira na cidade australiana e à qual ele próprio se irá juntar a partir do dia 17.
Para Bento XVI, esta será uma “ocasião para rezar e reflectir com jovens de todas as partes do mundo”.

O texto destaca que “há muitos jovens sem esperança”. “Sentem-se perplexos perante as questões cada vez mais insistentes que se apresentam. Não sabem a quem dirigir-se para obter as respostas. Não sabem como responder a quem nega a existência de Deus. Vêem os grande danos que a avidez humana provoca no meio ambiente e lutam para encontrar caminhos que lhes permitam viver em maior harmonia com a natureza e com os outros”, assinala.
Nesse sentido, o Papa escreve que “é o Espírito que nos orienta no caminho que conduz à vida, ao amor e à verdade. O Espírito orienta-nos para Jesus Cristo”.

Na sua mensagem, Bento XVI reconhece os “grandes sacrifícios” a que se sujeitaram muitos jovens para poder empreender esta viagem à Austrália e declara rezar para que “sejam largamente recompensados”.
O Papa agradece a todas as pessoas empenhadas na realização deste acontecimento eclesial juvenil, o maior do mundo católico, sem esquecer os que o “sustentaram generosamente”.

Evocando o tema desta Jornada Mundial – “Recebereis a força do Espírito, que descerá sobre vós, e ser-me-eis testemunhas”, o Papa sublinha “quanto o nosso mundo tem necessidade de uma nova efusão do Espírito Santo”. “

É minha firme convicção que os jovens são chamados a ser instrumentos de renovação, comunicando aos outros da sua idade a alegria que experimentaram ao conhecer e seguir a Cristo, e partilhando também o amor que o Espírito derrama nos seus corações”, escreve.

Bento XVI cita mesmo uma frase atribuída a Santo Agostinho: "Se queres permanecer jovem, procura Cristo".
"Rezo para que os corações dos jovens que se reúnem em Sidney para a celebração da Jornada Mundial da Juventude encontrem verdadeiramente repouso no Senhor e possam ser repletos de alegria e de fervor para difundir a Boa Nova entre os seus amigos, suas famílias e todos os que com eles se encontram", indica.

O Papa lembra que não irá visitar outras cidades para além de Sidney, pelo que deixa uma mensagem a todos os “amigos australianos”, em especial “os que estão doentes ou em dificuldades de qualquer género”.

Em conclusão, Bento XVI renova o convite “a todos os jovens de todo o mundo” para que se juntem a ele na Austrália, “a terra meridional do Espírito Santo”.