Projectos missionários atraem mais voluntários
2008-07-10 22:06:38

Muitos são os leigos que se sentem chamados a trabalhar em projectos de cooperação para o desenvolvimento em países longínquos e, num gesto de entrega, doam parte das suas vidas para responder a este apelo. Ano após ano, o número de voluntários missionários tem vindo a aumentar e, em 2008, serão 283 os que partirão com a missão de contribuir para a construção de um mundo mais justo e mais humano, colaborando no trabalho que os parceiros locais estão a desenvolver no terreno.

Os voluntários partem integrados em projectos dinamizados por entidades católicas, com missões nos países em desenvolvimento. Em Portugal existem cerca de 50 entidades, entre Institutos/Congregações Religiosas, ONGD, IPSS, Associações, Dioceses e Paróquias, cuja vocação é a promoção do trabalho missionário e a ajuda ao desenvolvimento dos povos.

O envio de leigos missionários não é uma realidade nova em Portugal – os primeiros voluntários portugueses partiram há cerca de 20 anos –, no entanto, a dimensão que este “movimento” atingiu e o número de portugueses que se sente chamado a actuar em causas a favor dos países mais pobres é radicalmente maior que há duas décadas atrás.

Para mais informações, contactar:
Ana Patrícia Fonseca
Fundação Evangelização e Culturas