paroquias.org
 

Notícias






O Papa Bento XVI celebrou missa de costas para os fiéis
2008-01-14 22:20:27

O Papa Bento VXI celebrou ontem a festa do baptismo de Jesus Cristo baptizando 13 crianças na Capela Sistina, do Vaticano, numa missa solene que teve a particularidade de usar o antigo altar que ali está junto à parede desde o tempo de Miguel Ângelo.

Portanto, de costas para os fiéis, como antigamente, antes do Concílio Vaticano II.
Foi a primeira vez nas últimas décadas que um chefe da Igreja Católica Apostólica Romana não esteve a celebrar virado para os cristãos, se bem que toda a cerimónia tenha decorrido de acordo com o rito introduzido pelo Papa Paulo VI depois do histórico concílio do século passado.
Até agora, era costume recorrer a um altar móvel, especialmente colocado para a ocasião nas proximidades da parede em que o artista Miguel Ângelo pintou o Juízo Final. Foi isso o que fizeram João Paulo II e, depois dele, o próprio Bento XVI, nos primeiros dois anos do seu pontificado.
Desta vez, porém, foi decidido utilizar o antigo altar para "não alterar a beleza e a harmonia desta jóia arquitectónica", segundo explicou o Gabinete de Celebrações Litúrgicas, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.
O Soberano Pontífice leu a homilia num trono colocado na parede direita da capela; e não ao centro da mesma, tendo concelebrado com o vice-camerlengo da Santa Sé, monsenhor Paolo Sardi, e com o esmoler pontifício, Feliz del Blanco Prieto.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia