Novo santo português
2007-11-09 22:54:28

Na visita que fez à Congregação para a Causa dos Santos, o bispo de Coimbra realçou à Agência ECCLESIA que “não se falou sobre o processo da Irmã Lúcia” mas o Prefeito da Congregação, Cardeal José Saraiva Martins, deu “indícios que o processo do Beato Nuno Santa Maria é aquele que está mais avançado”. E avançou: “Disse que poderíamos ter brevemente algumas surpresas”.

O Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Carlos Azevedo, disse à Agência ECCLESIA que o cardeal português que preside à Congregação para a Causa dos Santos afirmou que “estava em bom caminho o processo de canonização do beato Nuno”. “Não avançou com datas” mas “já não aparece na lista dada dos processos que estão em curso”. Perante a estupefacção dos bispos portugueses, o Cardeal Saraiva Martins afirmou que “ele já estava noutro nível”. D. José Saraiva Martins pediu também aos bispos portugueses que “ajudássemos na promoção da devoção de alguns beatos e de personalidades com o processo em curso” – referiu o arcebispo de Braga.

Dados Históricos

Depois da sua beatificação, em 1918, pelo Papa Bento XV, por duas vezes, a Igreja tentou promover a sua canonização, que permite o seu culto universal e não apenas em Portugal, como agora sucede.

Em 1940, o Papa Pio XII tentou «canonizá-lo por decreto» como «exemplo do soldado cristão num tempo de guerra» mas pouco tempo depois optou por um processo normal, alicerçado em milagres ou graças divinas. Na década de 60, a Ordem dos Carmelitas deu um novo fôlego ao projecto mas o início da guerra colonial acabou por fazer fracassar esses intentos, com receio de que fosse mais valorizado o seu papel como soldado do que como religioso.