Bento XVI: Outubro, mês do Rosário e da Missão
2007-10-08 15:16:58

Publicamos as palavras que Bento XVI pronunciou este domingo ao meio-dia antes de rezar a oração mariana do Angelus junto a milhares de peregrinos congregados na praça de São Pedro.

Queridos irmãos:
Este primeiro domingo de outubro oferece dois motivos de oração e de reflexão: a memória da Virgem Maria do Rosário, que se celebra precisamente hoje, e o compromisso missionário, ao qual está dedicado de maneira especial este mês.

A imagem tradicional da Virgem do Rosário representa Maria que em um braço leva o Menino Jesus e no outro apresenta a coroa do Rosário de São Domingos. Esta imagem significativa mostra como o Rosário é um meio doado pela Virgem para contemplar Jesus e, ao meditar em sua vida, amá-lo e segui-lo cada vez mais fielmente.

É a mensagem que a Virgem deixou em suas diferentes aparições. Penso, em particular, na de Fátima, ocorrida há 90 anos, aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, nas quais se apresentou como «a Virgem do Rosário», recomendou com insistência a oração do Rosário todos os dias, para alcançar o fim da guerra.

Nós também queremos acolher o maternal pedido da Virgem, comprometendo-nos a rezar com fé o Rosário pela paz nas famílias, nas nações e em todo o mundo.

Agora, sabemos que a autêntica paz se difunde ali onde os homens e as instituições se abrem ao Evangelho. O mês de outubro ajuda-nos a recordar esta verdade fundamental através de uma mobilização que busca promover o anseio missionário em cada comunidade e a apoiar o trabalho de sacerdotes, religiosas, religiosos e leigos que trabalham nas fronteiras da missão da Igreja.

Com especial cuidado nos preparamos para celebrar no próximo 21 de outubro a Jornada Missionária Mundial, que terá como tema «Todas as Igrejas para todo o mundo». O anúncio do Evangelho é o primeiro serviço da Igreja à humanidade, para oferecer a salvação de Cristo ao homem de nosso tempo, humilhado e oprimido de muitas maneiras, e para orientar de forma cristã as transformações culturais, sociais e éticas que acontecem no mundo.

Este ano há um motivo mais que nos leva a um renovado compromisso missionário: o qüinquagésimo aniversário da encíclica «Fidei donum», do servo de Deus Pio XII, que propôs e alentou a cooperação entre as Igrejas para a missão «ad gentes» [aos povos, ndt.].

Gosto de recordar também que há 150 anos partiram para África, precisamente para o atual Sudão, cinco sacerdotes e um leigo do Instituto do padre Mazza de Verona. Entre eles se encontrava São Daniel Comboni, futuro bispo da África central e patrono dessas populações, cuja memória litúrgica se celebra no próximo dia 10 de outubro.

À intercessão deste pioneiro do Evangelho e de outros numerosos santos e beatos missionários, em particular à proteção da Rainha do Santo Rosário, encomendamos todos os missionários e missionárias. Que Maria ajude-nos a recordar que todo cristão está chamado a anunciar o Evangelho com a palavra e a vida.

[Traduzido por Zenit