paroquias.org
 

Notícias






Portal sermais.org
2007-07-11 12:20:53

O portal sermais.org será lançado no dia 4 de Julho, na Fnac de Coimbra pelas 18h00. O portal pretende ligar as diferentes organizações de acção social a um público utilizador da Internet, especialmente o público mais jovem.
Neste portal, a partir do dia 4 de Julho de 2007 (www.sermais.org), são divulgadas notícias, contactos e necessidades urgentes que estas instituições experimentam no seu dia-a-dia.


O portal pretende ligar as diferentes organizações de acção social a um público utilizador da Internet, especialmente o público mais jovem.
Neste portal, a partir do dia 4 de Julho de 2007 (http://www.sermais.org/), são divulgadas notícias, contactos e necessidades urgentes que estas instituições experimentam no seu dia-a-dia.
O portal funciona essencialmente como meio da divulgação destas necessidades para quem quer ajudar.
Os conteúdos aqui presentes podem ser, entre outros:
o Pedidos urgentes (de dinheiro, de voluntariado ou de coisas materiais);
o Notícias;
o Descrição das instituições.

O sermais.org é desenvolvido por um grupo de 10 amigos com idades entre 20 e 40 anos que trabalha e estuda em áreas como economia, bioquímica, arquitectura, gestão, direito e informática. Esta equipa vive e/ou estuda Coimbra e está empenhada em contribuir para a solução dos problemas sociais.
Das experiências, interesses e competências do grupo, é possível pôr em prática um instrumento actual que poderá vir a revelar-se muito útil, quer para o público que pretende ajudar e participar e não sabe como, quer apoiando as aproprias instituições.
A necessidade de fazer algo mais partiu da observação das mudanças. Como: o comportamento das gerações mais novas, especialmente no acentuar do uso da Internet para conhecer a sua realidade circundante; as dificuldades crescentes das instituições de acção social em obter fundos e outros recursos para as suas actividades; as novas possibilidades em termos da informática e utilização crescente da Web.
Este portal também nasce após o conhecimento da realidade de outros países em termos de donativos via Internet. Na verdade, trata-se de uma tendência, havendo cada vez mais instituições que vivem maioritariamente de fundos angariados via Internet.
Ainda se constata que a mudança se observa nas práticas dos governos, na aposta que é feita na dita chamada sociedade civil para apoiar e participar de forma mais responsável as causas sociais.
Portanto, trata-se de algo considerado prioritário: um portal para dar… e receber.

Os nossos olhos vêem…
Olhamos à nossa volta e vemos instituições que lutam por meios para ajudar mães em dificuldades para criar os seus filhos bebés, crianças que estão na rua e se dedicam a pequenos furtos, toxicodependentes que querem melhorar a sua vida e não sabem quem os pode ajudar, velhinhos que estão sozinhos em casa sem a comida ou os medicamentos necessários, imigrantes que ficam na rua a dormir e a passar fome, … cruzamo-nos também com gente que não sabe como ajudar o pai que é alcoólico, gente que quer dar algumas horas do seu tempo e brincar com crianças órfãs, gente que gostaria de dar o dinheiro equivalente a duas cervejas e uma entrada na discoteca a uma instituição, gente nova com um computador velho em casa sem precisar mais dele, e não sabe que para um centro de dia para crianças esse computador seria um bem de luxo.


Agradecemos a sua atenção

Com os meus melhores cumprimentos.
P’la equipa do sermais.org
Madalena Abreu


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia