Bento XVI escreve ao Legado Pontifício para Fátima

Ao Nosso Venerável Irmão
Ângelo Sodano, Cardeal da Santa Igreja Romana,
Decano do Colégio dos Cardeais

Há noventa anos, a celeste Rainha da Paz, para transmitir o auxílio divino e a promessa de uma esperança certa de paz, apareceu em Fátima a três pastorinhos, cheios de espanto, enquanto guardavam o seu rebanho. Ao seu amparo têm recorrido muitos fiéis que nos vários perigos se valem da sua protecção.

A pedido, portanto, do Venerável Irmão António Augusto dos Santos Marto, Bispo de Leiria-Fátima, juntamente com a Conferência Episcopal Portuguesa, de boa vontade, passados noventa anos após o início das aparições da Beatíssima Virgem Maria, enviamos um Legado Nosso; função que te confiamos, a ti, Nosso Venerável Irmão, Prelado fiel e meritório no serviço da Igreja e filho devoto da Imaculada Virgem Maria. Substituir-Nos-ás aí, presidirás às solenes celebrações, comunicarás aos presentes a Nossa saudação, e manifestarás a nossa peculiar benevolência e presença em espírito.

Lembramo-nos bem da especial piedade e gratidão que teve para com a Mãe de Deus, João Paulo II, Nosso Predecessor de veneranda memória, que há vinte e cinco anos aí agradeceu o dom da conservação miraculosa da sua vida à Virgem Maria e exortou todos os fiéis a seguir as suas advertências e pedidos.

Por isso Nós, que já visitámos esse santuário e, como Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, estudámos a mensagem confiada pela Bem-aventurada Virgem Maria aos pastores, desejamos que proponhas novamente aos fiéis o valor da oração do santo rosário, bem como esta mensagem, para que se consigam os favores e graças que a própria Mãe do Redentor prometeu aos devotos do seu Imaculado Coração.

Enquanto acompanhamos a tua legação com a oração e, juntamente com os crentes de todo o mundo, imploramos especialmente da Rainha celeste a paz que só Cristo pode dar, te damos, em primeiro lugar a ti, Nosso Venerável Irmão, a Nossa Bênção Apostólica, penhor da graça divina e testemunha da Nossa especial solicitude, que transmitirás ao Pastor da amada Igreja de Leiria-Fátima, e também aos outros bispos presentes, aos presbíteros, homens e mulheres piedosos e todos os que participarem nas celebrações sagradas.

Vaticano, 13 de Abril, do ano de 2007, segundo do Nosso Pontificado.

Bento XVI, Papa
(Tradução divulgada pela Diocese de Leiria-Fátima)