Franciscanos apostam em valores para o século XXI
2007-04-12 22:06:37

Frei Vítor Melícias foi eleito esta manhã como o novo Superior Provincial dos Franciscanos em Portugal. A escolha foi feito pelos participantes do 36.º Capítulo Provincial da Ordem dos Frades Menores, a decorrer em Braga até ao próximo sábado.

Os participantes escolheram ainda um novo governo provincial, "uma equipa bastante jovem e dinâmica" segundo o novo provincial, bem como as linhas de orientação para "mobilizar os frades franciscanos portugueses no próximo triénio".

Para o Pe. Melícias, a ideia base é a de um "franciscanismo renovado e alegre, perante os desafios que o mundo hoje nos coloca". De forma especial, os Franciscanos querem estar atentos "ao aumento da pobreza, à necessidade de um desenvolvimento sustentado e integrado, à exigência da defesa do ambiente e da natureza perante as agressões das alterações climatéricas".

"Os Frades Menores, por vocação originária, organizarão a sua própria vida de forma a estarem ao lado dos mais pobres, da natureza que é violentada, das pessoas cuja dignidade é desrespeitada", assegura o novo provincial, em declarações à Agência ECCLESIA.

800 anos depois da fundação da família franciscana, valores tradicionais como "a paz, a justiça, a ecologia, os direitos humanos" devem ser traduzidos "não apenas em palavras, mas em actos concretos".

"Procuraremos que toda a programação que sai do Capítulo se estabeleça em sintonia com os chamados valores da Europa. Hoje, os povos da Europa unem-se em projectos de futuro, onde a dignidade da pessoa humana deve ser assumida como valor básico", prossegue.

Na linha de São Francisco de Assis, os religiosos querem ser "irmãos de todos, da natureza, das pessoas de todos os credos e etnias", numa vocação de "universalismo e abertura" e com particular atenção "às iniciativas de diálogo inter-religioso e ecuménico".

800 anos depois dos primeiros passos por Francisco e os seus companheiros, a Ordem tem como motivação, segundo o Pe. Melícias, "a refundação pelos valores das origens, encontrando a melhor maneira desses valores serem aqueles que pautam a nossa caminhada".

Hoje, às 19 horas, os irmãos capitulares reúnem-se numa Celebração de Acção de Graças (no Convento de Montariol, em Braga). Esta Celebração é presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga.

O Capítulo nacional tem como tema “Viver o Evangelho hoje", em sintonia com o caminho que toda a Ordem está a percorrer na celebração dos 800 anos da sua fundação. Esta reunião magna é presidida por Frei Luis Pérez, franciscano de Espanha, Visitador Geral e Delegado do Ministro Geral da Ordem, Frei José Rodríguez Carballo.

Nota biográfica

O Pe. Melícias tem 68 anos, é natural de Ameal, Torres Vedras. Professou na Ordem dos Frades Menores a 4 de Agosto de 1959 e foi ordenado sacerdote a 29 de Julho de 1952.
Licenciado em Direito (Lisboa) e Direito Canónico (Roma); leccionou filosofia do direito, direitos humanos e ética empresarial na Universidade Católica, no Instituto de Novas Profissões e na Universidade Internacional.

Foi Provedor da Misericórdia de Lisboa, presidente do Montepio Geral, da Liga e Serviço Nacional de Bombeiros, bem como das Uniões das Misericórdias e das Mutualidades.
Foi também Comissário para a Transição em Timor-Leste. E durante quatro anos representante de Portugal no Comité Económico e Social da União Europeia, em Bruxelas. Foi condecorado com a Grã-Cruz de Cristo e o Grande Colar dos Bombeiros; teve muitas outras condecorações nacionais e estrangeiras.

Exerce funções dirigentes em várias academias e instituições nacionais e estrangeiras de cultura e economia social. É Vice-Presidente do Conselho Económico e Social e Presidente da União Europeia das Misericórdias.

Fonte: www.ofm.org.pt