paroquias.org
 

Notícias






Cardeal Ângelo Sodano virá a Fátima como Legado Pontifício
2007-04-04 22:34:26

O Cardeal Ângelo Sodano vai presidir à Peregrinação Internacional de Maio, a 12 e 13, na qualidade de Legado Pontifício, isto é, estará em Fátima como representante do Santo Padre Bento XVI.

D. António Marto recebeu a informação através de fax, enviado pelo Núncio Apostólico em Portugal, D. Alfio Rapisarda, às 10h00 do dia 30 de Março.

Na missiva, D. Alfio Rapisarda informa D. António que “por indicação da Secretaria de Estado de Sua Santidade”, tinha a “honra e o prazer de comunicar a Vossa Excelência que o Santo Padre Bento XVI houve por bem nomear Sua Eminência o Senhor Cardeal Ângelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, Legado pontifício às solenes celebrações do 90.º aniversário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, no próximo dia 13 de Maio”.

A notícia foi tornada pública esta manhã, dia 31 de Março, pelos órgãos informativos Rádio Vaticano e na página na Internet da Santa Sé.

Na conferência de imprensa, D. António Marto mostrou a sua alegria pela nomeação do Cardeal Sodano como Legado pontifício para a peregrinação aniversária da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima. “É um gesto de significação particular, de que o Papa quer dar solenidade às celebrações, de que o Papa se quer associar ao dia 13 de Maio”, afirmou.

Recorde-se que o Cardeal Ângelo Sodano já tinha aceite o convite pessoal de D. António Marto para presidir à referida peregrinação.

O Cardeal Angelo Sodano, Secretário de Estado Emérito do Vaticano, está actualmente ligado às Congregações Para a Doutrina da Fé, Para as Igrejas Orientais e para os Bispos, e estará em Fátima pela segunda vez.

No ano 2000, por ocasião da terceira, e última, visita do Papa João Paulo II a Fátima, a 13 de Maio, o então Secretário de Estado do Vaticano acompanhou o Papa.

No final da Eucaristia do dia 13, após a beatificação de Francisco e Jacinta Marto, o Cardeal Sodano anunciou em linhas gerais, por indicação de João Paulo II, o significado do conteúdo da “terceira parte” do Segredo de Fátima.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia