Sacramento da Caridade - Exortação Apostólica Pós-Sinodal de Bento XVI
2007-03-27 05:01:20

A Paulinas Editora apresentam, a Exortação Apostólica Pós-Sinodal: Sacramento da Caridade.

A partir das reflexões enunciadas nos primeiros documentos do seu Pontificado, Bento XVI manifesta nesta Exortação as sintonias colhidas da última Assembleia Sinodal.
Firmado na centralidade do Sacramento Eucarístico – do qual colhe substância a sacramentalidade da Igreja, e de cujo âmago mana a Graça que sustenta a caminhada humana –, o Santo Padre percorre os últimos tempos da actividade eclesial, revisitando alguns dos seus passos mais recentes, em que a temática da Eucaristia foi dominante.
Através de palavras de forte pendor catequético – perpassando todos os momentos da Celebração Eucarística –, o Papa evoca e desenvolve a ampla referência mistérica, de sentido profundo do sacramento do Altar, condicionante e determinante da compreensão total da vida da Igreja.

«É necessário que, na Igreja, este mistério santíssimo seja verdadeiramente acreditado, devotamente celebrado e intensamente vivido. A doação que Jesus faz de si mesmo no sacramento memorial da sua paixão, atesta que o êxito da nossa vida está na participação da vida trinitária, que nos é oferecida nele, de forma definitiva e eficaz. A celebração e a adoração da Eucaristia permitem abeirar-nos do amor de Deus e a ele aderir pessoalmente até à união com o bem-amado Senhor. A oferta da nossa vida, a comunhão com a comunidade inteira dos crentes e a solidariedade com todo o ser humano são aspectos imprescindíveis […] do culto espiritual, santo e agradável a Deus. […] Convido todos os pastores a prestarem a máxima atenção à promoção duma espiritualidade cristã autenticamente eucarística» (da Conclusão, n. 94).