D. António Carrilho é o novo bispo do Funchal
2007-03-08 21:39:34

D. António Cavaco Carrilho é o novo bispo da diocese do Funchal. Bento XVI nomeou, hoje (8 de Março), o até agora bispo Auxiliar do Porto para o arquipélago da Madeira. Na mensagem de saudação à diocese do Funchal, D. António Carrilho sublinha que tudo fará "para conhecer a realidade sócio-religiosa-cultural da Diocese, para me integrar nela o mais rapidamente possível e corresponder da melhor forma ao serviço pastoral que me é pedido e esperais de mim".

Nascido a 11 de Abril de 1942, o novo bispo do Funchal é natural do Algarve (Loulé) e foi ordenado presbítero na Sé de Faro, a 28 de Julho de 1965. Depois de alguns a trabalhar na diocese que o viu nascer, D. António Carrilho foi nomeado director do Secretariado Nacional da Educação Cristã e, posteriormente, Director do Secretariado Geral do Episcopado. Nomeado pelo Papa João Paulo II Bispo Titular de Tamalluma e Auxiliar do Porto, em 21 de Fevereiro de 1999, D. António Carrilho desempenhava também, nessa data, as funções de Director da Lumen – revista de reflexão e documentação pastoral - e Membro da Comissão Paritária Igreja/Estado para estudo e resolução dos problemas do património cultural de interesse comum.

A ordenação episcopal de D. António Carrilho realizou-se na Igreja de S. Pedro do Mar, em Quarteira, Diocese do Algarve, dia 29 de Maio de 1999 – Liturgia da Solenidade da Santíssima Trindade, sendo ordenante principal D. Manuel Madureira Dias, Bispo do Algarve e co-ordenantes D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto, e D. Júlio Tavares Rebimbas, Arcebispo-Bispo Émerito do Porto e antigo Bispo do Algarve. Iniciou as suas funções na Diocese do Porto, no dia 3 de Junho de 1999, na igreja da Trindade, na celebração da Missa da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a que presidiu o Bispo Diocesano, D. Armindo Lopes Coelho, que o nomeou Vigário Geral e lhe confiou a missão de acompanhar os sectores do Apostolado dos Leigos e da Educação Cristã e o Conselho Pastoral Diocesano.

Depois de 8 anos na diocese portuense, o Papa aceitou o pedido de renúncia de D. Teodoro de Faria, por limite de idade, ( Cân. 401 §1 do Código de Direito Canónico) e nomeou-o novo Bispo do Funchal.

"Partilhar a vida e a fé na Diocese do Funchal de hoje implica saber acolher os valores e as tradições das gerações passadas, mas também olhar em frente, discernindo os “sinais” deste tempo e promovendo o indispensável esclarecimento e aprofundamento da fé no diálogo fé-cultura-vida, como suporte da nova evangelização e de adequados dinamismos pastorais" - escreveu na mensagem de saudação.

Na nota episcopal de D. Teodoro de Faria, o pastor madeirense realça que o "povo cristão desta Diocese recebê-lo-á como dom de Deus, para a edificação e crescimento desta diocese".

A tomada de posse de D. António Carrilho na Diocese do Funchal será no próximo dia 19 de Maio, às 16 horas, na Solenidade da Ascensão do Senhor.