Quaresma no Vaticano em directo
2007-03-08 21:38:05

As novas tecnologias vão permitir acompanhar e viver, a partir dos cinco continentes, o tempo litúrgico e as celebrações de Quaresma e Páscoa em Roma de Bento XVI.

Esta possibilidade é oferecida pelo site da Santa Sé, www.vatican.va, que na sua página inicial disponibiliza a secção «Quaresma 2007», cujo ícone, sob a nome «Focus», distingue-se pelo contraluz, no ocaso, das três cruzes sobre o Gólgota.

A secção especial começa com o versículo do Evangelho de São João, «Hão-de olhar para Aquele que trespassaram» (João 19, 37), eixo da mensagem do Papa para a presente Quaresma.

Cinco sub-secções aproximam a Quaresma de Roma ao mundo inteiro: «Palavras do Santo Padre», «Estações Quaresmais», «Música para a Quaresma», «Calendário das celebrações» e «Ao vivo».

A primeira, «Palavras do Santo Padre», é actualizada com os ensinamentos de Bento XVI durante todo este período quaresmal, começando por sua mensagem em alemão, croata, espanhol, francês, inglês, italiano, holandês, polaco, português, romeno e sueco.

Disponíveis também as suas locuções desde a quarta-feira de Cinzas, o encontro com os párocos e sacerdotes de Roma, as palavras prévias no Ângelus de cada domingo de Quaresma, o seu discurso na conclusão dos exercícios espirituais celebrados junto dos seus colaboradores da Cúria e as audiências gerais.

Há a previsão de incorporar os conteúdos da visita pastoral e da eucaristia que Bento XVI celebrará no V Domingo de Quaresma, 25 de Março, na paróquia romana de Santa Felicidade e filhos mártires, assim como a celebração penitencial de 29 de Março com os jovens da diocese, a celebração do Domingo de Ramos - que abarca a XXII Jornada Mundial da Juventude - e todos os actos da Semana Santa.

Da Capela Musical Pontifícia «Sixtina» procedem os hinos para as celebrações deste tempo de Quaresma. Clicando na secção «Música para a Quaresma», o Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma põe à disposição do cibernauta, em formato «mp3», o formulário para a Quaresma.
Disponível está também o calendário das celebrações que Bento XVI preside.

Caso se escolha a internet para acompanhar ao vivo os actos litúrgicos, basta clicar na secção «Ao vivo», que faz a ligação directa ao Centro Televisivo Vaticano (CTV), que publicou as previsões de suas emissões ao vivo para todo o mês de Março.

Com Agência Zenit