Jovens de Cedofeita nas Jornadas Mundiais da Juventude 2005
2005-09-17 00:36:17

Depois de um ano de muitos sacrifícios e trabalho, no dia 8 de Agosto, o grupo de jovens da Paroquia de Cedofeita partiu do Porto, juntamente com muitos outros jovens, com a bênção do Bispo D. Armindo, rumo a Paris para dar inicio às tão esperadas Jornadas Mundiais da Juventude.

Viajamos sempre de camioneta, o que foi uma pouco cansativo, mas sempre sem perder o bom humor e espírito de diversão pelos quais somos conhecidos nas nossas caminhadas! E depois de um dia de viagem chegamos a Paris, onde pudemos desfrutar de uma “razoável” noite de sono e de uma bela visita à cidade.

Seguimos a nossa viagem, rumo a Paderborn onde fomos recebidos pelas famílias. Foi com espanto que muitos de nós verificamos a hospitalidade e calor com que fomos recebidos, contrariando a imagem de frieza que poderíamos ter do povo alemão. Participamos de muitas actividades, momentos de convívio e orações com a comunidade. Ficou-me na memória a frase sentida de um padre local: “Apesar das barreiras linguísticas, aproxima-nos a linguagem do coração!”.

Deixamos com saudade e algumas lágrimas Paderborn e seguimos finalmente para Colónia! Ficamos alojados em Troisdorf, uma localidade vizinha, e de lá partimos para todas as actividades que tinham lugar tanto em Colónia como em Bonn e Dusseldorf. Assistimos a concertos de música do mundo, participamos em celebrações orientadas por padres de Taizé, fizemos sessões de catequese em comunidade com palestras de vários Bispos de diferentes países e tivemos ainda a oportunidade de participar em campanhas pela Paz, fazendo manualmente diferentes símbolos.

Naquele que foi um dos dias principais para muita gente, recebemos a visita do Papa Bento XVI. Tivemos a oportunidade de o ver (“mesmo” de perto!) e mais tarde de o ouvir.

Finalmente chegou o ponto mais alto deste encontro: o Campo de Maria! Aqui participamos de uma noite de vigília de adoração muito sentida (apesar do frio), afinal foi isso que viemos fazer: “Viemos Adorá-Lo”. Foi com uma Eucaristia presidida pelo Santo Padre que encerramos estas Jornadas.

Regressamos ao Porto, depois de uma breve passagem por Lourdes, muito cansados mas com a certeza de que esta experiência nos enriqueceu e dará frutos na comunidade de cada um que participou!