paroquias.org
 

Notícias






Bênção da estátua de S. Josemaria na Basílica de S. Pedro
2005-09-13 21:42:12

Na próxima 4ª feira, 14 de Setembro, o Santo Padre Bento XVI irá benzer a estátua de S. Josemaria Escrivá, recentemente colocada na fachada exterior da Basílica de S. Pedro. A bênção terá lugar às 11h15, depois da tradicional audiência de quarta-feira.

A estátua do fundador do Opus Dei foi colocada no passado dia 30 de Agosto. A estátua em mármore, de cerca de 5 metros de altura, está colocada num parapeito da fachada do transepto esquerdo da Basílica, também chamado braço de S. José, muito perto da entrada da Sacristia.
A escultura de S. Josemaria ficou colocada junto de outras de igual tamanho numa zona do Vaticano destinada por João Paulo II a esculturas de santos e fundadores do nosso tempo. Algumas das imagens mais próximas são as de Sta. Teresa dos Andes, S. Marcelino Champagnat e S. Gregório de Arménia.
A escultura é obra do artista italiano Romano Cosci, que em 2002 esculpiu uma imagem de Sta. Josefa do Coração de Jesus, que também se encontra no Vaticano.
Cosci trabalhou esta escultura no seu atelier de Pietrasanta, povoação do norte de Itália. Depois de colocada a estátua, declarou: "Foi um ano apaixonante, em que trabalhámos intensamente para uma realização difícil: fazer a escultura de um santo. Normalmente não é fácil que um artista fique totalmente satisfeito. Desejo que os fiéis gostem da imagem, e que apreciem a figura de um sacerdote que quis cumprir em tudo a vontade de Deus".
A obra de Cosci representa S. Josemaria com as vestes sacerdotais para celebrar a Santa Missa, com os braços ligeiramente abertos. Na parte inferior estão talhados os escudos papais de João Paulo II e Bento XVI, pontificados de começo e fim do trabalho. Aos pés do santo, dois anjos (o Opus Dei foi fundado na festa dos Santos Anjos da Guarda): um deles apresenta a S. Josemaria um livro aberto, com umas palavras de Jesus, recolhidas nos Evangelhos, meditadas com frequência pelo fundador do Opus Dei: si exaltatus fuero a terra, omnes traham ad meipsum, «quando for levantado sobre a terra, atrairei todos a mim» (Jo, 12, 32).
S. Josemaria referiu-se muitas vezes a estas palavras. Por exemplo, em 1968 afirmou: «Há muitos anos, desde a própria data da fundação do Opus Dei, que medito e tenho feito meditar umas palavras de Cristo que nos relata S. João: et ego, si exaltatus fuero a terra, omnia traham ad meipsum (Jn. 12, 32). Cristo, morrendo na Cruz, atrai a Si a criação inteira, e, em seu nome, os cristãos, trabalhando no meio do mundo, hão-de reconciliar todas as coisas com Deus, colocando Cristo no cume de todas as actividades humanas.» (Entrevista publicada no L'Osservatore della Domenica, Cidade do Vaticano, Maio-Junho 1968).

Opus Dei. Gabinete de Informação


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia