Papa pede aposta na formação das novas gerações de católicos
2005-09-08 22:17:53

Bento XVI defendeu hoje a necessidade de uma “formação integral” em todos os âmbitos da vida da Igreja, “particularmente para os jovens”.

Falando a um grupo de Bispos do México, em visita “ad Limina” ao Vaticano, o Papa lembrou que as novas gerações de católicos enfrentam, após os sacramento de iniciação cristã, “uma sociedade marcada por um crescente pluralismo cultural e religioso”.
“Os jovens enfrentam, na solidão e confusamente, correntes de pensamento segundo as quais o homem poderia chegar à própria e plena satisfação através do poder tecnológico, político e económico, sem necessidade de Deus e mesmo contra Deus”, disse.
Nesse sentido, o Papa pediu que as comunidades eclesiais sustentem o esforço de “transformar a sociedade como exigência fundamental do seguimento de Cristo”.
Bento XVI lembrou que as famílias “exigem uma atenção adequada” para que possam descobrir e viver a sua dimensão de “Igreja doméstica” e serem as primeiras evangelizadoras dos seus filhos.

Mudança e participação
Relativamente à situação da Igreja Católica no México, o Papa frisou que esse país “vive um processo de transição, caracterizado pelo aparecimento de grupos que, de formas mais ou menos ordenadas, lutam com vigor particular em favor dos pobres e dos excluídos do desenvolvimento”, deixando uma palavra especial para os indígenas.
Esta luta em favor dos direitos humanos deve ter, segundo o Papa, “eco e respostas iluminadas na acção pastoral da Igreja”.
“A Igreja no México reflecte o pluralismo da mesma sociedade, plasmada em muitas e diversas realidades, algumas delas muito boas e promissoras, algumas outras mais complexas”, acrescentou.
Bento XVI deixou ainda um apelo para que a Igreja no México aposte nos meios de comunicação social, “valendo-se da colaboração dos seus próprios fiéis, da preparação de muitos homens de cultura e das oportunidades que as instituições públicas concedem”.