Conhecer e estimar a Bíblia - Diocese de Setúbal dedica três anos à Sagrada Escritura
2005-08-31 15:14:53

"Contribuir para que todos os católicos da nossa Diocese conheçam e estimem mais a Bíblia sagrada" e "Procurar que os cristãos se habituem a confrontar com a Palavra de Deus a sua vida e os acontecimentos à sua volta, nomeadamente nos grupos de reflexão bíblica e da Acção Católica" – são dois dos objectivos a alcançar ao longo do triénio 2005/2008 na diocese de Setúbal.

Com o tema «Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática» (Lc 11, 28), o programa pastoral da diocese sadina pretende continuar a procurar "a presença redentora de Jesus Cristo morto e ressuscitado, desta vez na Palavra das Sagradas Escrituras, nas quais Ele está também presente para nos ensinar o caminho da Vida e aquecer o nosso coração com a Sua Palavra" – refere o programa pastoral.

Objectivos a alcançar ao longo do Triénio
Ajudar todos a acreditar na Bíblia como "Carta de Deus aos homens" e ter o desejo de ir ao encontro do Pai que nas Sagradas Escrituras fala aos seus filhos.
Contribuir para que todos os católicos da nossa Diocese conheçam e estimem mais a Bíblia sagrada.
Contribuir para que seja insistentemente ensinada e proposta a todos os cristãos a leitura orante da Sagrada Escritura ("lectio divina").
Procurar que os cristãos se habituem a confrontar com a Palavra de Deus a sua vida e os acontecimentos à sua volta, nomeadamente nos grupos de reflexão bíblica e da Acção Católica.
Contribuir para que, a partir do estudo e da meditação da Palavra de Deus, os cristãos formem a sua consciência e encontrem nessa Palavra os critérios de vida pessoal e social, numa coerência absoluta entre a fé e a vida.
Procurar que, no tesouro imenso da Sagrada Escritura, todos os cristãos conheçam, compreendam e vivam os mandamentos de Deus, como caminho feito com Cristo na obediência fiel ao Pai.
Procurar que, inspirados, formados e encorajados pela Palavra de Deus, todos os cristãos a anunciem a quantos a desconhecem.
Preparar com especial cuidado os ministros da Palavra e outros animadores, cuidar mais das homilias, para que a Palavra de Deus seja proclamada e ensinada de modo mais esclarecido e coerente.
Procurar que cada cristão se torne apto a fazer uma leitura assídua, inteligente, orante e obediente da Palavra de Deus.
Ajudar os fiéis a ler e a reflectir sobre a Palavra de Deus escutada em cada Domingo e a tê-la presente ao longo da semana.
Partir da Palavra de Deus – estudada, vivida e celebrada – para a dinamização de comunidades mais vivas na unidade e na caridade, a nível diocesano e paroquial.
Ler a Sagrada Escritura na comunhão da Igreja e na fidelidade ao seu Magistério.

Acções Propostas
Nas paróquias (trabalhando em cooperação dentro de cada vigararia):
Realizar cursos bíblicos nas paróquias.
Fazer a iniciação à leitura orante da Bíblia.
Formar agentes de pastoral bíblica e outros formadores.
Difundir textos para preparar as leituras de cada domingo.
Manuscrever, em cada paróquia, um ou mais livros da Bíblia.
Formar os leitores e outros animadores.
Oferecer a Bíblia em várias circunstâncias (por exemplo: aos noivos; aos pais das crianças que se baptizam…), de modo a que haja pelo menos uma Bíblia em cada família.

A nível diocesano (em cooperação com as vigararias)
Organizar uma exposição itinerante sobre a Bíblia.
Divulgar livros de iniciação à Bíblia.
Publicar textos de apoio.
Publicar, em cada ano, um dos evangelhos sinópticos (Marcos, Lucas, Mateus).