paroquias.org
 

Notícias






"O dom mais precioso" - Mensagem de Bento XVI ao «Meeting» da Comunhão e Libertação
2005-08-30 15:04:48

A sua excelência dom Mariano de Nicolò
Bispo de Rímini
Excelência:
Com grande alegria o Santo Padre se faz espiritualmente presente, através desta mensagem, na vigésima sexta edição do Meeting de Rímini que leva por título: «A liberdade é o dom mais precioso que os céus doaram aos homens».
O tema deste ano tem uma importância extraordinária em um momento histórico e cultural no qual não há nada que se confunda tanto como o termo liberdade. É verdade: para Deus é muito importante nossa liberdade. Ele nos quer livres, nos ama enquanto que somos livres, até o ponto de que aceita o risco que corremos de afastar-nos dEle com tal de oferecer-nos a possibilidade de reconhecê-lo sem constrições interiores.


Mas, por que ama Deus nossa liberdade? Porque Ele vê em nós a imagem de seu Filho encarnado, que livremente aderiu sempre ao projecto do Pai, que aceitou livremente um corpo e que livremente se rebaixou até a morte na cruz, nessa oblação de sacrifício que o sacramento da Eucaristia actualiza cada dia no altar. Nós só poderemos fazer a experiência de ser verdadeiramente livres quando, aderindo sem reservas ao projecto de Cristo, o fazemos oferecendo também a liberdade.
A autêntica liberdade, portanto, é fruto do encontro pessoal com Jesus. NEle, Deus nos perdoa e nos restitui essa liberdade que de outro modo haveríamos perdido para sempre por causa do pecado de nossos primeiros pais. A cada um lhe sucede o que lhe sucedeu à mulher samaritana da qual fala são João em seu Evangelho (cf. 4, 5-43): sentiu que renascia interiormente e teve a impressão de voltar a ser verdadeiramente livre no encontro com esse «homem» que lhe disse tudo o que ela havia feito e lhe revelou o verdadeiro rosto de seu destino.
Pelo contrário, o jovem rico (Cf. Mateus 19, 16-22) sim reconheceu no Senhor a possibilidade de um cumprimento humano, mas não teve a valentia de seguir-lhe até o final, pois como diz o Evangelho, tinha demasiados compromissos. Considerava erroneamente que a verdadeira liberdade, que desejava ardentemente, significava ausência de vínculos, de laços e de toda obediência. Desse modo, ainda que permanecesse aparentemente livre de actuar segundo suas próprias decisões autónomas, se foi, triste. Podemos tratar de construir sem dúvida nossa existência prescindindo de Cristo, mas com a única consequência de que ficaremos para sempre sozinhos e desconsolados.
A mensagem que o Santo Padre envia a todos os participantes no «Meeting» é que só Jesus nos faz livres! Não se pode conceber a liberdade sem pensar no termo «libertação», que faz parte do nome de vosso Movimento. Jesus é para nós a libertação. A libertação do pecado, de nossos falsos desejos, em último termo de nós mesmos. «Ubi fides ibi et libertas»: estas palavras, pronunciadas por ocasião das exéquias do falecido dom Giussani, Sua Santidade as confirma agora, repetindo que a libertação é o reflexo luminoso existencial que pode oferecer a nossa vida.
Com estes sentimentos, o Santo Padre envia seu voto de bom trabalho aos participantes no «Meeting» e a todos envia sua benção, propiciadora de abundantes favores celestiais. Ao oferecer também aos organizadores da iniciativa meus cordiais desejos de pleno êxito, confirmo minha estima fraternal.
Cardeal Angelo Sodano
Secretário de Estado

[Tradução realizada por Zenit]

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia