O que distingue o cristianismo das outras religiões de tradição cristã? - Curso de Missiologia a decorrer em Fátima
2005-08-26 19:01:38

“Se todas as religiões são vias de salvação”, porquê o Cristianismo é a via por excelência? Ou posta a questão noutros termos “Se toda a gente se salva porquê há-de haver missão?”.

As questões de frei José Nunes, no terceiro dia de trabalhos do curso de Missiologia serviram para espicaçar consciências. Afinal, o que distingue o cristianismo das outras religiões de tradição cristã?
A especificidade reside num Deus que se faz homem na pessoa de Jesus Cristo para vir ao encontro do homem e se lhe revela, enquanto que, nas outras religiões se verifica um esforço dos homens de chegar até Deus.
O acreditar em Cristo significa que à “adesão da verdade mais bela que é Jesus”, há ainda a obrigação de o anunciar, isto é “de fazer missão, de anunciar o evangelho às pessoas. Elas decidirão depois o que fazer”, frisou.
Diálogo e anúncio. São dois binómios fundamentais, complementares, da acção missionária da Igreja. É necessário que haja partilha e conhecimento do outro para que se possa anunciar Jesus Cristo, salientou o professor.
Durante um dia dedicado ao “Ecumenismo e diálogo inter-religioso”, o professor da Universidade Católica e provincial dos dominicanos defendeu que “as atitudes dos católicos se relacionarem com o mundo não cristão devem ser as mesmas e o modo de relacionamento o mesmo com as igrejas cristãs”.
Para que, hoje em dia, se faça missão credível, os cristãos “devem estar unidos”, ou seja “é necessário trabalhar na unidade dos cristãos para a missão”.
Duas dezenas e meia de pessoas participam neste segundo ano do ciclo bienal do curso de Missiologia. Ate sábado, religiosos, seminaristas e leigos recebem formação sobre a missão. O curso é uma iniciativa dos Institutos Missionários Ad gentes (IMAG) e conta com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP).