paroquias.org
 

Notícias






À violência só podemos reagir com a paz
2005-08-19 22:08:00

Terça-feira à noite, 16 de Agosto, depois da morte do irmão Roger, houve uma oração à meia-noite na igreja da Reconciliação, com cânticos, leituras bíblicas e silêncio. Durante a oração, o irmão François, um dos irmãos mais velhos da comunidade, disse estas palavras.

Na Bíblia encontramos estas palavras: «É preciosa aos olhos de Deus a morte dos seus amigos.»
Esta morte do irmão Roger custa-nos em primeiro lugar a nós, muitíssimo. A morte é dilacerante, mas uma morte pela violência ainda o é mais. E quando esta morte se deve a uma pessoa desequilibrada, isso provoca um sentimento de injustiça e torna-se mesmo desesperante.

À violência só podemos reagir com a paz. O irmão Roger sempre insistiu nisso. A paz exige um compromisso de todo o ser, no nosso interior e no exterior. Ela reclama toda a nossa pessoa. Assim dar-nos-emos esta noite a paz uns aos outros e procuraremos fazer tudo para que cada um de nós permaneça na esperança.
A palavra que citei diz que esta morte não custa apenas aos nossos olhos. Ela custa aos olhos de Deus. O próprio Deus comunga da nossa dor. Ele sofre connosco. É assim que Deus ressente «a morte dos seus amigos», como diz o texto.

E o irmão Roger era certamente um amigo de Deus. Desde o início ele fez tudo para que compreendêssemos até que ponto Deus nos ama com um amor que não acabará, que não exclui ninguém, que nos aceita tal como somos.
E se é verdade que esta morte significa para o próprio Deus uma dor que o atinge, nós gostaríamos de fazer tudo para que Deus conheça o nosso reconhecimento, o reconhecimento por tudo o que o irmão Roger foi entre nós.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia