Bento XVI visitou sinagoga de Colónia
2005-08-19 21:58:08

Bento XVI visitou esta manhã a sinagoga de Colónia e apelou a judeus e cristãos para “transmitirem aos jovens a chama da esperança” para que “jamais as forças do mal cheguem ao poder e as gerações futuras, com a ajuda de Deus, possam construir um mundo mais justo e mais pacífico”.

Afirmando que as actuais gerações não conheceram os acontecimentos ocorridos antes e durante a II Guerra Mundial, em referência ao nazismo e ao holocausto, defendeu que a Igreja Católica tem a obrigação de transmitir os valores para que acontecimentos deste tipo não se repitam.
O Papa sublinhou o “património comum” das duas religiões e incitou judeus e cristãos a “darem um testemunho mais unânime” na defesa dos seus valores comuns: direitos do homem, defesa do carácter sagrado da vida humana, família, justiça social e paz no mundo.
O Sumo Pontífice falou ainda da "emergência de novos sinais de anti-semitismo" e de manifestações de "hostilidade generalizada contra os estrangeiros”, considerando tratarem-se de motivos de “preocupação e vigilância”.
"A Igreja Católica empenha-se a favor da tolerância, do respeito, da amizade e paz entre todos os povos, todas as culturas e todas as religiões", frisou Bento XVI.
O Papa chegou ontem à Alemanha, seu país natal, para participar nas XX Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem em Colónia até domingo.

Fonte JN