Papa desafia jovens a aproximar-se da Igreja
2005-08-18 22:33:28

Bento XVI desafiou os jovens, católicos e não católicos, a aproximaram-se da Igreja e a descobrirem a sua riqueza.
“Nestes dias abençoados de alegria e desejo de partilha, fazei a experiência libertadora da Igreja como lugar de misericórdia e da ternura de Deus para com os homens.

Na Igreja e pela Igreja chegareis a Cristo, que vos espera”, assegurou.
No primeiro encontro com os participantes da XX Jornada Mundial da Juventude, em Colónia, o Papa lembrou a importância desta iniciativa criada por João Paulo II e aberta a todos os que nela quiserem tomar parte. “Vocês representam as incontáveis multidões dos nossos irmãos e irmãs da humanidade que esperam, sem o saber, que apareça no céu a estrela que os conduza a Cristo, Luz dos Povos, para encontrar nele a resposta que sacie a sede dos seus corações”, disse.
“É uma alegria encontrar-me convosco aqui, em Colónia, nas Margens do Reno. Viestes de várias partes da Alemanha, da Europa, do mundo, tornando-vos peregrinos seguindo os Magos do Oriente, para descobrir Jesus”, acrescentou o Papa, a bordo do barco que o levava pelo Reno. Uma palavra especial foi dirigida “aos que ainda não receberam o baptismo, aos que ainda não conhecem Cristo ou não se reconhecem na Igreja”.
Bento XVI desafiou os jovens a “abrir o coração a Deus” e a deixar-se “surpreender por Cristo” nos momentos de oração.
O Papa deixou uma palavra emocionada à memória de João Paulo II “que teve a ideia brilhante de convocar os jovens de todo o mundo para celebrar juntos a Cristo, único Redentor do género humano”.

Sem medo
A pesada herança de João Paulo II não pareceu pesar a Bento XVI, que permaneceu igual a si próprio neste encontro com os jovens, aos quais ofereceu um discurso caloroso, mas carregado de exigência. Lembrando que o Papa polaco soube compreender “os desafios com que os jovens de hoje são confrontados”, Bento XVI desafiou os presentes a “colocar em prática, todos juntos, os seus ensinamentos”.
“É preciso, caros amigos, saber fazer as escolhas necessárias. No decorrer das Jornadas, convido-vos a um compromisso sem reservas para servir Cristo, custe o que custar”, sublinhou.
No coração da Europa - “que deve muito ao Evangelho e aos que deram testemunho dele ao longo dos séculos” -, Bento XVI desafia a geração JMJ a “anunciar o Evangelho através do testemunho vivo do vosso comportamento e alegria de viver”.
“Queridos jovens, a felicidade que procurais, a felicidade que tendes o direito de saborear tem um nome, um rosto: Jesus de Nazaré”, apontou.
Após o percurso de barco, o Papa seguirá para a Catedral de Colónia, para aí venerar as relíquias dos Reis Magos.