Centenas de pessoas desfilam junto do corpo de Frère Roger
2005-08-18 22:32:28

Centenas de pessoas começaram esta tarde a desfilar junto do caixão de Frère Roger, fundador da Comunidade Ecuménica de Taizé, assassinado na tarde de terça-feira.

Como tinha sido anunciado em comunicado oficial pela comunidade, antes do funeral do irmão Roger, na terça-feira 23 de Agosto às 14 horas (menos uma em Lisboa), o seu corpo estará na igreja de Taizé todas as tardes, entre as 15 e as 19 horas, “para que todos aqueles que o desejem possam ir rezar perto dele”.
Assim, seis monges vestidos de branco levaram o corpo para a mesma igreja onde Frère Roger foi assassinado por uma mulher romana, provavelmente desequilibrada, depositando-o em frente ao altar, num clima carregado de emoção.
Cerca de 2500 peregrinos estão por estes dias em Taizé.

Novos desenvolvimentos na investigação
Relativamente ao assassinato de terça-feira à tarde, as autoridades judiciais de Mâcon indicaram hoje que a agressora, uma romena de 36 anos, queria alertar Frère Roger para “um complô de monges franco-maçons, muito inquietante para a comunidade”.
Segundo psiquiatra que analisou a mulher, esta sofre de “um delírio do tipo paranóico”. A romena, de nome Luminita, insiste na teoria de que apenas colocou a faca no pescoço do Ir. Roger “para o obrigar a ouvir” o que tinha a dizer, negando que tivesse como intenção matá-lo.
Frère Roger foi atingido com dois golpes, um superficial e um outro mortal, com 10 centímetros.