paroquias.org
 

Notícias






Alois lidera comunidade Taizé
2005-08-17 21:31:47

O irmão Alois, um católico alemão de 51 anos, vai assumir a liderança da comunidade ecuménica de Taizé, depois da morte do fundador, o irmão Roger de 90 anos, assassinado na terça-feira à noite.

«O irmão Alois foi designado pelo irmão Roger, que anunciou a sua decisão há oito anos. Foi uma decisão tomada conforme as regras da comunidade, segundo as quais o prior responsável pelo nosso grupo escolhe o seu sucessor», afirmou o Irmão Emile.

Durante a oração das 20h30 locais de terça-feira (19h30 em Lisboa), o líder religioso cristão foi agredido por uma mulher com três golpes de uma arma branca, tendo ficado gravemente ferido.

Apesar de socorrido de imediato, o irmão Roger acabou por sucumbir aos ferimentos.

O Irmão Roger foi o fundador da comunidade ecuménica internacional de Taizé, localizada em França.
De origem suíça, o religioso fixou-se naquela vila em 1940, onde ajudou muitos refugiados da II Guerra Mundial. Decidiu criar a comunidade, onde vivem e trabalham cerca de uma centena de católicos, bem como pessoas de outras origens evangélicas, procurando prestar auxílio aos pobres em diversas missões pelo mundo, rezando em conjunto e reflectindo sobre a vida cristã.

Através da sua existência, a comunidade tem procurado ser um sinal concreto de reconciliação entre os cristãos divididos e os povos separados, segundo os princípios religiosos.
Actualmente, muitos jovens de todo o mundo, mas em especial da Europa, fazem peregrinações ao local para participar em workshops. A comunidade tem vindo a realizar encontros internacionais desde os anos 70.

Em 1988, o irmão Roger recebeu o prémio da educação para a paz, atribuído pela Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO).

Fonte Expresso

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia