paroquias.org
 

Notícias






Papa tenta diálogo ecuménico
2005-08-17 21:30:53

Bento XVI vai procurar o diálogo com protestantes e muçulmanos na sua primeira visita oficial à Alemanha, a propósito das Jornadas Mundiais da Juventude, inauguradas ontem em Colónia. Durante a sua estada, que se inicia amanhã, o Sumo Pontífice visitará a Sinagoga de Colónia.

Em entrevista recente à Rádio Vaticano, o Papa afirmou, no entanto, que "o diálogo ecuménico não está, enquanto tal, na ordem do dia em Colónia".

Para o director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e especialista em diálogo inter-religioso, Peter Stilwell, "o Papa não vai confundir as jornadas com outras coisas tão importantes como o diálogo ecuménico". Na sua opinião, "é evidente que esta é uma preocupação de Bento XVI, até porque foi definida como prioridade no seu discurso de tomada de posse, mas não há indicações de que vá fazer mais do que uma visita protocolar à sinagoga".

Joseph Ratzinger deverá, de acordo com Peter Stilwell, aproveitar estas jornadas para estabelecer uma relação directa com os jovens no "princípio da sua caminhada de fé". Como João Paulo II, Bento XVI "está à altura desse encontro". Resta saber, no entanto, "como vai encarnar essa ligação com os jovens". É que "isso não se passa de mão em mão" e o caminho percorrido por Karol Woytila - que "cortou a direito e criou uma ligação directa com eles" - foi "uma questão de carácter".

De acordo com os organizadores, mais de 400 mil jovens de 197 países chegaram à cidade alemã. Entre eles estarão cinco mil portugueses. Na cerimónia inaugural no RheinEnergieStadion - com capacidade para 50 mil espectadores - foi celebrada, pelo arcebispo de Colónia, Joachim Meissner, uma missa que contou com a participação do presidente alemão, Horst Koehler. Até ao próximo fim--de-semana deverá chegar a Colónia perto de um milhão de peregrinos para debater temas relacionados com a fé com bispos e prelados católicos de todo o mundo.

Ângela Marques


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia