paroquias.org
 

Notícias






Perguntas e respostas sobre a JMJ
2005-08-16 22:01:35

O que é a Jornada Mundial da Juventude?

“A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o mega-evento na Alemanha no verão de 2005. O Papa convida todos os jovens do mundo a esta celebração.


Espera-se a participação de centenas de milhares de pessoas, todos com o desejo de celebrar juntos, redescobrir suas crenças, conhecer coisas novas e pessoas e experimentar a Igreja como uma grande comunidade. Diversão, reflexão, música, dança, missa e teatro – é uma celebração!”

Quando se celebra a JMJ?
“A Jornada Mundial da Juventude se celebra durante uma semana, de 16 a 21 de agosto de 2005 na Arquidiocese de Colónia. Os Dias de Encontro nas dioceses alemãs constituem o início da celebração e irá de 11 a 15 de agosto.”

O que são os Dias de Encontro nas dioceses alemãs?
Durante estes dias, os jovens de todo o mundo estão convidados a conhecer tanto a Igreja como a cultura da Alemanha junto com os jovens alemães. Através da estada em casas de famílias espera-se que os jovens experimentem a hospitalidade do país anfitrião.”

Quem poderá participar?
A JMJ é um evento da Igreja Católica. Estão convidados a participar todos os jovens entre 16 e 30 anos. Os jovens com necessidades particulares são cordialmente bem-vindos. Os menores de 18 anos deverão vir acompanhados por um monitor maior de idade, titular da pátria potestade.

O que acontece durante a JMJ?
Os eventos principais em Colónia e nos arredores são a Missa de Abertura, a Celebração de Boas-vindas com o Papa, a Vigília e a Missa de Encerramento. Ao mesmo tempo se realizará uma Via Sacra e catequese em mais de 400 lugares, um amplo festival para os jovens com muitíssimas possibilidades e um extenso programa que se desenvolverá em mais de 90 locais diferentes na região.

De onde chegam os peregrinos?
Os participantes da Jornada Mundial da Juventude chegarão a Alemanha provenientes de mais de 120 países de todo o mundo.

Como posso me tornar anfitrião?
Em toda a Alemanha, pessoas e famílias são convidados a alojar os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. Caso deseje se tornar anfitrião dirija-se à paróquia mais próxima.

Por que vêm tantas pessoas?
Jovens participantes de Jornadas anteriores contam com grande entusiasmo do inigualável ambiente da JMJ. Um ponto é indiscutível: a possibilidade de encontrar-se com milhares de jovens em um só lugar, que desejam experimentar o credo que lhes une, além de fronteiras e diferenças culturais.

Quando o Papa chega?
O Papa estará de 18 a 21 de agosto em Colónia. Ele mesmo disse: “Eu virei à Jornada Mundial da Juventude em Colónia”. Mas o Papa quer deixar claro, que ele não será o centro das atenções da JMJ, mas sim todos aqueles jovens que se reunirão para encontrar-se com Jesus Cristo.

Onde serão as actividades da Jornada Mundial da Juventude?
A JMJ requer de grandes espaços, sobretudo para as grandes Missa que serão celebradas com a presença de centenas de milhares de participantes. Foram escolhidos dois lugares para estas celebrações: Os prados do Poll, à beira do rio Rin e o Campo da Maria, uma antiga mina a céu aberto, aproximadamente a 15 quilómetros ao oeste de Colónia. Outros eventos, tanto os grandes como os pequenos, serão realizados no centro de Colónia, Düsseldorf, Bonn e em outros lugares da região. Os lugares previstos são Igrejas, lugares públicos e diferentes cenários.

Quais são as principais celebrações da JMJ?
As grandes celebrações são a Missa de Abertura em 16 de agosto, a Celebração de Boas-vindas com o Papa em 18 de agosto, assim como a Vigília e a Missa de Encerramento nos dias 20 e 21 de agosto de 2005.

O que é o Dia do Serviço Social?
No dia 12 de agosto, durante os Dias de Encontro nas dioceses alemãs, tanto os convidados como os anfitriões, porão em manifesto a “face social da mensagem do Jesus“, trabalhando conjuntamente em um projecto de orientação social nas dioceses alemãs. O lema é: “em construção – construa connosco um mundo mais justo.“

Como e onde posso me inscrever?
A inscrição será realizada pela Internet: www.wyd2005.org. Ali também se encontram os links para o registro nas dioceses alemãs. Para cada grupo será registrado somente o líder, este deverá indicar a quantidade de pessoas que compõem o grupo.

Quanto custará participar da JMJ?
Para participar da Jornada Mundial da Juventude é preciso pagar uma inscrição. O preço dependerá da quantidade de dias que o peregrino deseje participar e do país de procedência. Os gastos da viagem não estão inclusos nesta importância. Mais informações a respeito dos custos estão em nossa página na Internet.
Pela importância a pagar, cada participante obterá o chamado “Pacote de peregrino consta, entre outros, de: alojamento, três refeições ao dia, uma mochila de peregrino, vale para o transporte público, entradas reduzidas para museus, etc., assim como um seguro de viagem contra acidente, falecimento/invalidez e para os peregrinos não residentes na Alemanha, um seguro de viagem de saúde incluindo repatriação.

Onde e como serei alojado?
A cada participante que tenha se inscrito receberá alojamento. Estes serão alojamentos particulares ou em zonas comuns como escolas e dependências paroquiais. Aconselha-se trazer saco de dormir e isolante.

Como chego a Colónia?
Os interessados deverão dirigir-se o antes possível a sua paróquia, sua diocese ou associação. Grupos de pessoas de muitíssimos lugares e paróquias viajarão a Colónia. Isto significa que poderá ter contacto directo com um grupo ou com pessoas de seus arredores e alojamento comum com este grupo durante a JMJ. O traslado a Colónia, quer seja de autocarro, comboio ou de avião estará a cargo de cada grupo.

Quantas pessoas trabalham para a Jornada Mundial da Juventude?
Em toda a Alemanha já estão trabalhando e colaborando centenas de pessoas e notam jovens com a JMJ e nos Dias de Encontro nas diocese alemãs. Em agosto de 2005 necessitaremos de 20.000 voluntários para que a Jornada seja um sucesso. Além disso, há cerca de 150 jovens de todo o mundo que realizam um ano de serviço social no Escritório alemão da JMJ.

O que é a Cruz da Jornada Mundial da Juventude?
A Cruz da JMJ é um presente do Papa João Paulo II para todos os jovens do mundo. Desde 1984 percorre o mundo como símbolo de reconciliação. A Cruz percorrerá toda a Alemanha sob o lema “kreuzbewegt” (Cruz que move e se move) antes de dar início à XX Jornada Mundial da Juventude em agosto de 2005.

Como posso trabalhar na JMJ?
Existem muitas possibilidades para trabalhar na JMJ, por exemplo, comprometendo-se como voluntário: ajudando na partilha da comida, no departamento de infra-estrutura, no centro de atenção ao peregrino, etc. Se você quer colaborar na JMJ pode obter mais informações em nossa página na Internet, onde também poderá enviar sua solicitação. Lá encontrará mais dados sobre o compromisso voluntário...

Onde encontro a loja da JMJ?
www.wjtshop2005.de é o endereço da página web, em que há uma grande variedade de produtos da JMJ. A selecção de produtos irá aumentado. Desta maneira tentaremos satisfazer o gosto e o desejo de cada fã da JMJ. Vale a pena entrar e olhar!

A Jornada Mundial da Juventude em números
A Jornada Mundial da Juventude na Arquidiocese de Colónia é a vigésima e a nona que se celebra como um grande evento internacional em um lugar determinado - no meio se celebram todos os anos as Jornadas da Juventude nas diferentes dioceses. Tudo começou no ano de 1986 e a partir desse ano se reuniram os jovens peregrinos em Buenos Aires (1987), Santiago da Compostela (1989), Tschenstochau (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000) e Toronto (2002). A maior quantidade de participantes se congregou em Manila: Quatro milhões de pessoas!
O escritório da Jornada Mundial da Juventude calcula que em Colónia se reunião aproximadamente a mesma quantidade de participantes que em Paris ou em Toronto: 250.000 durante os Dias de Encontro, 350.000 para a Missa de Abertura com a presença do Papa, 650.000 para a Vigília e 800.000 para a Missa de Encerramento. Além disso se espera a visita de 600 Bispos e Cardeais e 4.000 jornalistas de todo o mundo.

Fonte ACI Digital

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia