O logotipo oficial da XX Jornada Mundial da Juventude 2005 - Colónia
2005-08-16 21:56:05

O logotipo simboliza através de sua concepção dinâmica e da claridade de seus elementos a essência e o carácter da Jornada Mundial da Juventude 2005 em Colónia.

No centro da Jornada Mundial da Juventude radica o encontro com Cristo. A cruz, que desde sua posição central domina o logotipo simboliza a Cristo. A presença de Cristo deixa seu rastro no decorrer dos acontecimentos. A cor vermelha é a alegoria do amor, a paixão e também do sofrimento. Ao mesmo tempo faz referência ao amor de Deus e à morte de Jesus na cruz, mas também recorda os inumeráveis sofrimentos em nossas vidas e no mundo inteiro. A cruz é o emblema central da esperança cristã e da redenção através do Jesus Cristo, que é maior que o sofrimento.
A estrela é a imagem da guia divina e é um ponto de referência. Brilha à altura do lugar do nascimento do Jesus, como sinal com o que Deus nos indica o caminho. Segundo a tradição bíblica foi a estrela a que mostrou aos Sábios do Oriente, os Reis Magos, o caminho para Cristo. Depois de uma longa peregrinação encontraram o Senhor e retornaram transformados ao lugar de onde vieram. Assim como naquele tempo brilhou a estrela sobre o estábulo de Belém, faz-se agora sobre a casa de Deus em Colónia. A estrela quer guiar os jovens do mundo a Colónia à Jornada Mundial da Juventude: Aqui é onde têm que vir!.
A cauda reflecte o caminho da estrela: caminho que provém do alto, de Deus. Em sua descida atravessa o horizonte limitado de nosso mundo terrestre. A cor dourada lembra a luz celestial de Deus, que ilumina a escuridão do mundo. A estrela e sua cauda são no mundo inteiro a alegoria do Natal e a Epifania do Senhor.
O lugar no que se celebrará a Jornada Mundial da Juventude está representado através da catedral de Colónia. Na catedral se veneram há séculos os restos mortais dos Reis Magos. A cor vermelha da catedral une a Igreja com a cruz: a Igreja e Cristo formam uma unidade inseparável. Cristo, o crucificado e ressuscitado, está presente na história do mundo através da Igreja. Ao mesmo tempo esta representação - bastante simplificada - pode simbolizar outras Igrejas onde também se celebrará a Jornada Mundial da Juventude na Alemanha.
O arco elíptico tem vários significados: como letra C estilizada simboliza Cristo, mas também à comunidade mundial das Igrejas (Communio). Além disso, o arco é o abraço protector de Deus: o céu, a graça de Deus, abraça e abriga a Igreja e a todo mundo, o que também fica reflectido na cor azul do arco. A inclinação do arco se dirige para a cruz. Ao mesmo tempo se abre para a cruz. Não obstante é da cruz de onde emana toda a dinâmica do logotipo: as cristãs e os cristãos devem dirigir-se à cruz, deixar-se guiar por Jesus Cristo e adorá-lo, ao crucificado e ressuscitado, tal e como fica reflectido no lema da XX. Jornada Mundial da Juventude: "Viemos adorá-lo" (MT 2,2).
A parte inferior do arco faz pensar no Rim e em um navio: a Igreja, simbolizada pelo navio, lembra assim a arca salvadora do Noé. O azul do arco simboliza a água e faz referência à água do baptismo.

* * * * * * * * * *
Logotipo Oficial: www.wjt2005.de