paroquias.org
 

Notícias






História da Jornada Mundial da Juventude
2005-08-09 21:54:17

Foi em Roma em princípios dos anos 80 em uma rua lateral aparentemente insignificante localizada perto da praça de São Pedro.

A este lugar iam então regularmente alguns jovens para rezar e debater juntos, muitas vezes com o bispo alemão Paul-Josef Cordes, Vice-presidente do Pontifício Conselho para os Leigos. Desta maneira foi nascendo uma ideia na igreja de São Lourenço in piscibus. Em 1983/84, o Papa João Paulo II. Convocou o Jubileu extraordinário da Redenção em comemoração ao aniversário da morte de Jesus Cristo há 1950 anos. Durante esse ano foram organizados também alguns eventos para a juventude. Em São Lourenço reflectiu então intensamente sobre a maneira de tornar este encontro único em um evento duradouro, os jovens – e o bispo Cordes –colaborando…
Em 1984 mais de 300.000 jovens do mundo inteiro responderam ao convite do Papa ao “Jubileu Internacional da Juventude“ No domingo de Ramos na praça de São Pedro de Roma. Naquele tempo, o alojamento já representava um grande desafio logístico: Enquanto que a cidade de Roma proibiu a curto prazo a construção de uma tenda enorme para acolher aos convidados, 6.000 famílias se declararam espontaneamente dispostas a alojá-los em suas casas. Os jovens tiveram a ocasião de encontrar-se com muitos bispos e com personalidades como a madre Teresa da Calcutá e o frère Roger, fundador da comunidade de Taizé. Rezou-se a Via Sacra no Coliseu e se celebrou a eucaristia na praça da Catedral de São Pedro. O evento conheceu uma acolhida impressionante e às vésperas do Domingo do Ramos o Papa chamou os jovens: “Que espectáculo magnífico o que oferece sua assembleia neste cenário. Quem afirmou que a juventude actual já não tem interesse nos valores? É verdade que já não se pode contar com ela?” Com estas palavras o Papa João Paulo II entregou ao mundo um símbolo: Uma cruz de madeira gigante que se chamaria mais tarde a ”Cruz da Jornada Mundial da Juventude”.
O ano da Juventude
A questão se um, de verdade, já não podia contar com a juventude, impulsionou ao Papa a ocupar-se pessoalmente do assunto para que este encontro com a juventude não fora o único. Em suas reflexões estava acompanhado pelos jovens de São Lourenço e o Conselho dos Leigos. Quando as Nações Unidas declararam o ano 1985 como “Ano internacional da Juventude“ ficou claro em Roma que deveria haver outro encontro da juventude do mundo com o Papa. O tempo foi curto e se trabalhou com grande intensidade. Esta vez, mais de 250.000 jovens responderam ao convite do Papa para deslocar-se No domingo de Ramos a Roma. Imediatamente antes, João Paulo II publicou em 31 de março de 1985 uma carta à juventude em que destacou a responsabilidade de todas as gerações para o futuro: “Dessa actualidade, de sua forma múltiplo e de seu perfil são responsáveis acima de tudo os adultos. Corresponde a eles a responsabilidade do que um dia se converterá em actualidade junto convosco que agora é ainda futuro.”
Uma semana depois do encontro com a juventude, o Papa anunciou inesperadamente a instauração duradoura das Jornadas mundiais da Juventude. Assim disse em sua mensagem pascal de 7 de abril: “no domingo passado encontrei centenas de milhares de jovens e a imagem festiva de seu entusiasmo ficou profundamente gravada em minha alma. Meu desejo de repetir esta experiência maravilhosa nos anos vindouros e de criar desta forma um encontro internacional da juventude no domingo de Ramos corresponde a minha convicção que a juventude se enfrenta a uma missão de uma vez difícil e fascinante: a de mudar os mecanismos fundamentais que fomentam o egoísmo e a opressão nas relações entre os Estados e de sentar novas estruturas orientadas para a verdade, a solidariedade e a paz.”
Em seu discurso breve natalino diante do Colégio dos cardeais em 20 de dezembro, o Papa reiterou seu desejo de organizar no futuro uma vez ao ano uma Jornada Mundial da Juventude: "Este encontro (do Domingo do Ramos) tem a bênção especial do Senhor de maneira que nos anos vindouros terá que celebrar a Jornada Mundial da Juventude No domingo de Ramos e isto em cooperação com o Conselho para os Leigos."
A primeira Jornada Mundial da Juventude
Assim nasceu uma ideia bem-sucedida que prosseguiu sua marcha vitoriosa pelo mundo. A Jornada Mundial da Juventude se celebrou pela primeira vez de maneira oficial No domingo de Ramos de 1986 em Roma. Em 1987 e a seguir por regra geral a cada dois anos, organiza-se a Jornada Mundial da Juventude em algum lugar determinado do mundo. Nos outros anos se celebra a Jornada Mundial da Juventude No domingo de Ramos em Roma e nas diocese em todo mundo.
Para o ano 1987 se convocou à juventude a Buenos Aires onde 1 milhão de participantes escutaram as seguintes palavras do Papa: ”Repito ante vós o que estou dizendo do primeiro dia de meu pontificado, que vós são a esperança do Papa, a esperança da igreja.” O Papa insistiu aos jovens a contribuir à construção do mundo: “Assim podem construir a civilização da vida e da verdade, da liberdade e da justiça, do amor, da reconciliação e da paz.” Sob a impressão destas experiências O Papa dedicou em sua Carta apostólica ”Christifideles laici“ de 30 de dezembro de 1988 sobre os leigos também um capítulo à juventude: ”A Igreja tem tantas coisas que dizer aos jovens, e os jovens têm tantas coisas que dizer à Igreja. Este recíproco diálogo – que se tem que levar a cabo com grande cordialidade, claridade e valentia - favorecerá o encontro e o intercâmbio entre as gerações, e será fonte de riqueza e de juventude para a Igreja e para a sociedade civil.“ No ano seguinte, 600.000 jovens peregrinaram à cidade espanhola do Santiago da Compostela onde João Paulo II lhes perguntou: ”por que vieram aqui os jovens dos anos 90 do século 20? Não sentem em vós o espírito do mundo?".
Depois da queda do Muro
Em 1991, 1,5 milhão de participantes foram à Jornada Mundial da Juventude que tinha lugar na cidade polonesa da Czestochowa. Essa foi, depois da queda do ”telão de aço“ a primeira ocasião para os jovens da Europa do Leste para participar sem travas neste evento. “O velho moderado aposta por vós, jovens da Europa Oriental e Ocidental, para construir esta ’casa comum’ que deve nos contribuir um futuro da solidariedade e da paz.. Para a prosperidade das gerações vindouras faz falta que a nova a Europa se apoie no fundamento dos valores espirituais que constituem o núcleo mais íntimo de sua tradição cultural”, disse o Papa.
Meio milhão de jovens encontraram o Papa João PauloII em 1993 na cidade americana de Denver. Diante do cenário impressionante dos Rocky Mountains O Papa chamou os jovens: “Não apaguem sua consciência! A consciência é o verdadeiro coração e a parte sacrossanta da pessoa humana onde está sozinha com Deus... Não tenham medo de sair às ruas e de se dirigir ao público...Não é o momento de ter vergonha do Evangelho...Não temam abandonar sua vida confortável e acostumada e respondam ao desafio de fazer conhecer cristo na ’metrópole’ moderna.“
A maior assembleia de pessoas de todos os tempos teve lugar em 1995 com motivo da Jornada Mundial da Juventude em Manila (Filipinas): 4 milhões de jovens aplaudiram o Papa que evocava a relação com o próximo: “São capazes de oferecer as suas forças e seus talentos para o bem de outros? São capazes de amar? Se o forem a Igreja e a sociedade pode pôr grandes esperanças em cada um de vocês."
Em 1997 foram entre outros muitos jovens os que responderam ao convite do Papa à Jornada Mundial da Juventude em Paris que se terminou com um evento que reuniu a quase um milhão de pessoas. Lá João Paulo II reclamou um testemunho vivo dos jovens: ”Seu caminho não termina aqui. O tempo não se detém hoje. Saiam às ruas do mundo, às ruas da humanidade e fiquem unidos à Igreja de Jesus Cristo!".
No novo Século
O jubileu de 2000 se tornou também o jubileu das Jornadas Mundiais da Juventude. Quase 2 milhões de jovens, congregaram-se em Roma.
O Papa declarou aos jovens: "Meu pensamento se dirige também aos jovens de outras Igrejas---que estão aqui nesta tarde...Que esta Jornada Mundial seja uma nova ocasião de conhecimento recíproco e de súplica comum ao Espírito Santo para implorar o dom da plena unidade de todos os cristãos!"
Dois anos mais tarde em 2002,a cidade canadense de Toronto foi a seguinte sede, onde se congregaram 800.000 pessoas para finalizar a Jornada Mundial da Juventude. O Papa pediu à juventude de contribuir à construção do futuro de toda a humanidade. E acrescentou: ”Na impressionante Catedral de Colónia se veneram os três Reis Magos, aos órfãos do Oriente que se deixaram guiar pelas estrelas que os levou ao Jesus Cristo. A sua peregrinação a Colónia inicia hoje.
Jesus Cristo vos espera lá para celebrar a XX Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude na Alemanha já está em andamento. No domingo de Ramos de 2003, os jovens canadenses entregaram a seus amigos alemães a cruz da Jornada Mundial da Juventude na praça de São Pedro em Roma. depois de ter recorrido 26 países europeus, a cruz chega de Sarajevo a Berlim no Domingo de Ramos de 2004. Alí inicia o seu “caminho de peregrinação da reconciliação” através da Alemanha até 16 de agosto de 2005, data em que se espera para a inauguração da XX Jornada Mundial da Juventude em Colónia. Alí se poderão contemplar duas décadas desta história bem-sucedida entre o Papa e a juventude do mundo.

Fonte ACI Digital

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia