Católicos presos na China
2005-08-03 22:05:57

O Padre Lin Daixian, 40 anos, sacerdote da Igreja Católica “clandestina” de Fuzhou (Fujian, sudeste da China), foi preso no último dia 25 de Julho na companhia de um seminarista e de nove fiéis.

A notícia foi divulgada pela agência da Fundação Kung.
Os polícias invadiram uma casa em Pingtan, por volta das 20h00, quando o Padre Lin estava a celebrar missa com um grupo de 50 fiéis da Igreja clandestina, fiel a Roma. A comunidade rezava pela saúde de um membro da paróquia, com cancro.
Quando as autoridades prenderam o Padre Lin, muitos fiéis tentaram libertá-lo, entrando em choque com a polícia, que agrediu os paroquianos: alguns deles ficaram gravemente feridos.
A casa onde se celebrava a missa foi revistada e danificada. O Padre Lin, um seminarista e nove fiéis foram presos e se encontram ainda detidos na prisão de Pingtan.
O Padre Lin Daixian, que foi ordenado em 1995, já foi preso diversas vezes. O governo chinês, mesmo admitindo a liberdade religiosa na Constituição, permite actividades religiosas apenas em lugares e com pessoal registado junto do Departamento dos Assuntos Religiosos.
Cada expressão de culto fora desses canais controlados é considerada ilegal e perigosa para a ordem pública.