paroquias.org
 

Notícias






Teologia no Verão - Curso de 22 a 26 de Agosto
2005-07-28 22:15:02

O ISTA (Instituto São Tomás de Aquino) é uma instituição dos Frades Pregadores (Dominicanos) que se dedica ao serviço da reflexão teológica, em Portugal.

A principal iniciativa promovida pelo ISTA foi o Curso de Verão de Teologia destinado à formação teológica dos cristãos portugueses e realizado ininterruptamente desde a sua criação, em 1954. Nesse ano, obedecendo a necessidades de vária ordem e graças ao cariz profético de alguns dos seus inspiradores – Louis Sylvan e Paul Denis – abriu o Curso de Verão de Teologia. Esta iniciativa foi pioneira no campo sectorial da formação permanente, não só pelo facto de proporcionar a religiosas/os e leigos cursos estruturados para o aprofundamento da fé, mas também pelo que se antecipou na renovação teológica impulsionada pelo Vaticano II. Na semana de Verão de 2004, celebrámos os 50 anos do ISTA com comunicações que serão entretanto publicadas.

O ISTA não parou no tempo. A teologia continua a ser a sua principal preocupação, mas as suas iniciativas visam o diálogo com a filosofia, a história, as ciências humanas. Acentuando o valor dos encontros interdisciplinares, a sua atenção centra-se nas ideias, pensamentos e investigação que concernem a cultura e a vida humana. O ISTA continua a organizar a semana de Teologia de Verão em Fátima, desde há anos com um novo formato, com um número variável de inscrições, mas que justifica perfeitamente a sua continuação. A avaliação que se tem feito dessa semana continua a ser positiva.

Dentro dos objectivos do ISTA realizam-se conferências sessões de estudo, colóquios e “retratos de família”, publicam-se os Cadernos ISTA que vão no número 16, e mantém-se uma linha editorial em conjunto com as Irmãs Paulinas. O ISTA tem privilegiado iniciativas em colaboração com vários centros de investigação. Destaquem-se o colóquio internacional “Discurso e Práticas Alquímicas”, em colaboração com o CICSUL (Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa). Destaque-se o colóquio internacional organizado por ocasião do bicentenário do nascimento de Lacordaire de 2 a 5 de Maio de 2003 que contou com a colaboração especial do fr. Guy Bedouelle e de D. Manuel Clemente, e que decorreu no Convento de S. Domingos, em Lisboa e na Universidade Católica. Destaque-se a parceria do ISTA no colóquio internacional “Rotas da Natureza” que realizou uma mesa temática ligada a esse colóquio, a 27 de Julho de 2003 no Convento dos Cardais. Em parceria com o Centro de Estudos de História da Universidade de Lisboa, realizou-se aquele que foi considerado o maior encontro que sobre o tema se realizou entre nós: o colóquio Internacional “A Inquisição em Portugal, Tempo, Razão, Circunstância”, de 20 a 22 de Outubro de 2004. Também em parceria com o Centro de Estudos de História do Livro e da Edição (CEHLE) realizou-se, na Academia Portuguesa de História, um colóquio Internacional à volta de Fr. Luís de Granada, de 17-18 de Dezembro de 2004. Quer os textos sobre os colóquios da Inquisição como sobre Fr. Luís de Granada estão a ser recolhidos com vista à publicação em 2005.

Para este ano, o tema da Semana de Verão de Teologia é: “Um pão, um só corpo”, contando com a participação de um exegeta (Francolino Gonçalves) que analisará o que é “Comer e beber no Antigo Testamento, um pastoralista (José Nunes) que proporá uma reflexão sobre a “Eucaristia e os Ministérios”, um liturgista (Ângelo Cardita) que reflectirá sobre “O pão e os ritos”, e dois teólogos (Francisco M. de Carvalho) que falará da “Eucaristia e as suas margens”, (Teresa Toldy) que por sua vez tratará da “Eucaristia e o ecumenismo”. Esta semana decorre na Casa das Irmãs Dominicanas, de 22 a 26 de Agosto, podendo fazer-se as inscrições no local e na data de início.

Frei José Augusto Mourão, OP

Para mais informações, queiram consultar o Programa e a Ficha de Inscrição.

ISTA
Convento e Centro Cultural Dominicano
R. João de Freitas Branco, 12
1500-359 Lisboa
Contactos:
Geral: ista@triplov.com.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia