Paroquias.org faz seis anos!
2005-07-28 00:14:46

Caros amigos.

Faz hoje seis anos, que numa tarde soalheira de Verão, surgiu a ideia de criar um espaço onde fosse possível encontrar uma referência das paróquias portuguesas com página na Internet. Assim surgiu o Paróquias de Portugal, hoje também conhecido como Paroquias.org. O Paroquias.org é um portal católico na Internet, criado por leigos, com a missão de evangelizar, utilizando as novas tecnologias e meios de comunicação, respeitando a doutrina e magistério da Igreja Católica.

Nestes seis anos foram adicionados novos conteúdos, foram criados espaços de oração, de formação e de partilha, sendo hoje um projecto de Evangelização, através da Internet.

Mais recentemente, disponibilizámos o texto da Bíblia Sagrada, com funções de pesquisa, uma secção de artigos, acesso ao arquivo de notícias publicadas nos últimos cinco anos, os mistérios luminosos do Terço, um Fórum dedicado a Taizé e, a surpresa para o dia de aniversário - um especial sobre o Matrimónio que inclui o Ritual, facilitando aos noivos a preparação do seu casamento.

Como tive oportunidade de dizer a alguns de vós, por ocasião do Multifestival David, a tarefa da Evangelização é um dever fundamental de todo o Povo de Deus. Pelo baptismo, somos chamados a ser anúncio da Boa Nova. S. Paulo vai mais longe e na primeira carta aos Coríntios diz mesmo: «ai de mim, se eu não evangelizar!» (1 Cor 9,16).

A Igreja está atenta, tem consciência das potencialidades deste novo meio e, em 2002, por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais, escreveu dois importantes documentos que dão conta disso: Igreja e Internet e Ética e Internet. Trata-se de duas leituras obrigatórias para todos aqueles que utilizam este meio, mesmo que ainda não o façam para evangelizar. Recentemente, foi publicada a Carta Apóstolica «O Rápido Desenvolvimento» onde esta questão volta a ser referida.

A situação actual da Evangelização através da Internet, em Portugal, apresenta inúmeros desafios. Dito de outra forma: há muito trabalho por fazer. Por exemplo, das 20 dioceses de Portugal, apenas 18 têm presença na Internet. Das mais de quatro mil e trezentas paróquias, menos de 4%, têm presença na Internet! Faltam ainda os institutos religiosos, as associações e outros movimentos e obras. Evangelizar é mais do que estar simplesmente presente. Estar presente é o primeiro passo.

Evangelizar através da Internet é utilizar o meio como anúncio da Boa Nova. É divulgar a Palavra de Deus. É semear para que quem passa poder colher, alimentar-se e dar fruto.

Por este motivo, porque acreditamos que a Internet é um meio eficaz de Evangelização e com enorme alcance, pretendemos ajudar todos aqueles que sentem alguma dificuldade a dar os primeiros passos.

Para este número especial da Newsletter, que assinala o sexto aniversário do Paroquias.org, convidámos algumas pessoas, que também fazem Evangelização na Internet, a partilhar o seu testemunho.

Esperamos no próximo ano contar com o seu testemunho.

Susete e Luis Gonzaga
Equipa Paroquias.org