Paróquias da Europa procuram novas respostas em contexto pluralista
2005-07-20 21:17:31

Está a decorrer na Alemanha o “Colóquio Europeu de Paróquias”, que se realiza de 17 a 22 de Julho, juntando cerca de 300 pessoas de 18 países em volta do tema “Com alegria e esperança, rumo a um futuro pluralista”.

40 anos após a publicação da Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”, do II Concílio do Vaticano, sobre a Igreja presente no mundo contemporâneo, os participantes procuram novas respostas em contexto pluralista, defendendo que “a Igreja, em diálogo com o mundo, tem o dever de anunciar o Evangelho libertador, não à margem dos seus contemporâneos, mas precisamente com eles, para descobrirem os caminhos de um futuro novo, mais acolhedor e mais fraterno”.
Mais de uma dezena de representantes portugueses marcam presença no Colóquio Europeu. O Pe. José Manuel Pereira, responsável pela delegação do nosso país, refere à Agência ECCLESIA que “o objectivo é perceber qual é a alegria e a esperança que a Igreja tem para oferecer ao mundo em mudança”.
As paróquias, “o rosto eclesial mais visível e próximo das pessoas”, sentem que o mundo à sua volta “se afirma cada vez mais pluralista e multiforme”. Nesse sentido, irão “procurar encontrar caminhos novos que permitam à Igreja estar mais atenta à voz do Espírito e aos anseios humanos”.
A iniciativa decorre em Erfurt, uma cidade da antiga Alemanha de Leste, “com tudo aquilo que esta nação foi e ainda é como ressonância histórica recente do regime que a dominou”, refere o Pe. José Manuel.
Erfurt é ainda a terra de Martinho Lutero, pelo que a dinâmica do ecumenismo estará muito presente, com duas celebrações previstas, para além de um diálogo permanente com outros cristãos vindos dos vários países.
Esta é já a 23ª edição do Colóquio Europeu de Paróquias (a primeira foi em 1961, em Lausanne, Suíça), actualmente um espaço de reflexão sobre as diversas problemáticas que cruzam a vida das Comunidades Paroquiais.
Esta reflexão, realizada em comum por sacerdotes e leigos de diversos países europeus, permite confrontar as diversas faces dos problemas que se lhes colocam e as soluções propostas por cada um.
A iniciativa reúne pessoas de Portugal à Rússia, sendo o único requisito para a presença “o interesse pela vida da Igreja”.
O próximo Colóquio, em 2007, terá lugar no Porto.