paroquias.org
 

Notícias






Bento XVI pede ao G8 medidas concretas para a África
2005-07-07 22:56:34

O Papa Bento XVI pediu aos dirigentes dos países do G8 que adoptem medidas concretas para “erradicar a pobreza e ajudar a um verdadeiro desenvolvimento de África”, durante a cimeira que começa para a semana em Gleaneagles, Escócia.

“Na próxima quarta-feira, 6 de Julho, começará em Gleneagles o G8, a cimeira dos chefes de Estado e de Governo dos países mais industrializados do mundo que terá África entre as suas prioridades, um continente especialmente negligenciado”, salientou o Papa depois da oração do Angelus, perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.

“Apoio de todo o meu coração o sucesso desta importante reunião e espero que ela possa partilhar de forma solidária os custos da redução da dívida e implementar medidas concretas para erradicar a pobreza”, acrescentou.

O Sumo Pontífice já tinha apelado ontem aos dirigentes do G8 para lutarem contra a pobreza numa mensagem lida durante um encontro organizado em Edimburgo, Escócia, para fazer pressão sobre os países ricos antes da cimeira.

“Os povos dos países ricos devem estar prontos a aceitar o peso da redução da dívida dos países pobres e exortar os seus dirigentes a respeitar o compromisso de reduzir, até 2015, a pobreza no mundo, sobretudo na África”, declarou o Papa. Esta mensagem foi lida pelo líder dos católicos na Escócia, o cardeal Keith O'Brien, durante o encontro organizado pelo movimento Make Poverty History.

Os dirigentes dos sete países mais ricos (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Japão, Itália e Reino Unido) e a Rússia deverão debater a pobreza em África e as alterações climáticas na cimeira de Gleaneagles, 70 quilómetros a Norte de Edimburgo, de 6 a 8 de Julho.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia