paroquias.org
 

Notícias






Nova Sé de Lisboa dá passos decisivos
2005-06-30 21:48:13

A futura Catedral de Lisboa vai ser construída junto ao Rio Tejo, a Sul do Parque das Nações. É o que consta da proposta aprovada ontem pelo Executivo camarário, com a abstenção dos vereadores do PS e do PCP.

A proposta, subscrita por Pedro Santana Lopes, justifica a construção pela "expansão demográfica da zona ribeirinha", num local onde não existe qualquer Igreja paroquial.

A Câmara aprovou, em reunião de executivo, no dia 29 de Junho, a celebração de um protocolo destinado a definir a localização da nova Catedral de Lisboa. O protocolo, a celebrar entre a autarquia, o Patriarcado de Lisboa e a GESFIMO - Espírito Santo Irmãos, Sociedade Gestora de Fundos, SA, aprovará os termos e condições pelos quais estas entidades prosseguirão com vista aquele objectivo.

A Câmara Municipal sugeriu este terreno “devido à sua localização perto do rio, a sul do Parque das Nações e da Avenida Marechal Gomes da Costa, e às boas condições de acessibilidade, o que foi aceite pelo Patriarcado”, como se pode ler no comunicado publicado na página da autarquia.

“A mencionada Sociedade, promitente compradora do terreno em questão, compromete-se, através do protocolo, a destiná-lo ao referido fim e a autarquia a proceder aos arranjos exteriores em função da nova dignidade do local”, acrescenta a nota oficial.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia