Arranque do processo de beatificação de João Paulo II já tem programa
2005-06-26 22:34:55

O inquérito diocesano sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade de João Paulo II será aberto oficialmente na terça-feira, 28 de Junho, às 19h00 de Roma (menos uma em Lisboa), na Basílica de São João de Latrão.

A informação é avançada pelo Vicariato de Roma, que explica como "graças à dispensa dos cinco anos de espera depois da morte concedida por Bento XVI após a instância apresentada pelo Cardeal Camillo Ruini no final de Abril, se iniciará o caminho do Papa Wojtyla em direcção à glória dos altares, justamente na Catedral que por quase 27 anos o viu exercer seu ministério de Bispo de Roma".

A cerimónia começará com as orações das I Vésperas da solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, patronos de Roma, presidida pelo Cardeal Ruini. Em seguida, caberá ao Pe. Slawomir Oder exibir ao Cardeal - Juiz Ordinário do Tribunal diocesano - e aos outros componentes do Tribunal o mandado de procuração que o nomeia como Postulador da causa e os documentos por ele recolhidos.

Assim terá início o processo "sobre a vida e especialmente as virtudes, além dos milagres em geral, do Servo de Deus João Paulo II (Karol Wojtyla, no século), Sumo Pontífice".

O primeiro acto será o juramento que pronunciará o Cardeal Ruini, seguido do Juiz Delegado Monsenhor Gianfranco Bella, pelo Juiz Adjunto Monsenhor Francesco Maria Tasciotti, pelo Promotor de Justiça D. Giuseppe D'Alonzo e pelos notários Giuseppe Gobbi, Francesco Allegrini e Marcello Terramani.

Após terem feito a lista das pessoas que se deverá interrogar, o Postulador também fará o juramento, e a sessão será concluída com as indicações relativas ao desenvolvimento das próximas audiências, que serão feitas à porta fechada.

Concluído o acto jurídico, todos os presentes serão convidados à oração para "implorar graças pela intercessão do Servo de Deus o Papa João Paulo II", segundo o texto aprovado pelo próprio Cardeal Ruini, que será divulgado na terça-feira à noite.

Todos os fiéis da Diocese serão convidados a participar.

“Explosão” de correspondência

Em poucos dias, centenas de cartas e emails chegaram ao Vicariato de Roma com testemunhos sobre a santidade do Papa João Paulo II e eventuais graças concedidas. No final de Maio, o Cardeal Ruini promulgou um édito em que se pede aos fiéis que comuniquem todas as notícias que sirvam para avaliar a santidade de João Paulo II.

O édito, após anunciar o início formal da causa de beatificação e de canonização, convida todos os fiéis “a comunicar directamente ou a fazer chegar ao Tribunal Diocesano do Vicariato de Roma (Plaza San Giovanni in Laterano, 6 – 00184 Roma) todas as notícias das quais se possam deduzir elementos favoráveis ou contrários à fama de santidade de João Paulo II”.

Segundo o Pe. Slawomir Oder, postulador da causa de beatificação, desde essa altura o seu escritório tem sido inundado por uma "explosão" de correspondência.

Ainda esta semana foi divulgado o endereço electrónico postulazione.giovannipaoloii@vicariatusurbis.org e, como consequência, a avalanche de mensagens aumentou.

“Algo que me surpreende é o grande carinho que denotam estas cartas, gente que sente que tem a necessidade moral de pagar pelo que receberam do Papa”, declarou o sacerdote polaco à AP.