Igreja Católica americana paga 17,5 milhões a vítimas
2005-06-14 22:50:51

A Arquidiocese de São Francisco, nos Estados Unidos da América, pagou 17,5 milhões de euros (21,2 milhões de dólares) em indemnizações relativas a processos por abusos sexuais apresentados por 15 queixosos contra sacerdotes católicos.

Do total, a Arquidiocese vai pagar directamente 6,6 milhões de dólares, sendo o restante liquidado por companhias de seguros. Segundo o arcebispo de São Francisco, William Levada, "durante os últimos julgamentos e negociações, ouvimos a indignação e a dor das vítimas pelo impacto que o abuso teve nas suas vidas e nas dos seus familiares e amigos". Salientou ainda que esperam que " a resolução destes casos ajude no processo de cura destas vítimas". Das 15 queixas por abuso sexual, cerca de dez tinham como alvo o sacerdote Joseph Pritchard, de San José, falecido em 1988. O anúncio do pagamento das indemnizações ocorreu pouco depois da Arquidiocese de Seattle, estado de Washington, ter anunciado que vai pagar compensações monetárias para resolver quatro casos de abusos sexuais apresentados contra dois dos seus sacerdotes. A Igreja Católica norte-americana foi sacudida desde 2002 por centenas de denúncias de abusos.

Fonte DN