Bento XVI agradece mensagem enviada pelos peregrinos de Fátima
2005-06-14 22:29:19

O Papa Bento XVI enviou uma carta ao Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, na qual agradece a mensagem que lhe foi enviada por ocasião da Peregrinação Aniversária de Maio, em nome de todos os peregrinos presentes no Santuário de Fátima.

A carta acabou de ser lida há momentos, na abertura da Peregrinação Internacional Aniversária de Junho, na Capelinha das Aparições.

A missiva enviada a D. Serafim Ferreira e Silva tem data de 25 de Maio e vem assinada por D. Leonardo Sandri.

D. Serafim Ferreira e Silva tinha anunciado esta manhã, durante a homilia dominical no Santuário de Fátima, a leitura de uma mensagem de Bento XVI, o que acabou de ser feito.

Junto com a carta, o Santo Padre enviou duas fotografias: uma dele próprio, com a sua assinatura por detrás, e uma outra do seu antecessor, João Paulo II. Esta última tem no verso duas frases do testamento de João Paulo II, falecido a 2 de Abril e cuja abertura do processo de beatificação foi anunciada no passado dia 13 de Maio: «A todos quero dizer apenas uma coisa “Que Deus vos Pague”» e «In manus Tuas, Domine, commendo spiritum meum» (Nas Tuas mãos entrego o meu espírtito).

De seguida, reproduz-se, na íntegra, a primeira mensagem do Papa Bento XVI aos peregrinos de Fátima.

«Vaticano, 25 de Maio de 2005

Senhor D. Serafim,

O Sumo Pontífice acolheu com íntima complacência as filiais saudações e ardentes votos que Lhe fez chegar em nome dos milhares de participantes na primeira peregrinação internacional a Fátima deste ano 2005.

Deseja o Santo Padre que transmita, a todos os Seus caríssimos Filhos representados no reverente acto de presença, a Sua viva gratidão pelos senti¬mentos de adesão e devotamento testemunhados a esta Sé Apostólica, que frutificaram em orações e sacrifícios generosamente oferecidos para sustentar o ministério petrino do Seu novo Pastor, o qual sente uma especial predilecção por esta máxima de São Bento aos seus monges: “Nada, absolutamente nada, an¬teponham a Cristo” (Regra, 72, 11; cf, 4, 21), pois chama-nos a manter a centralidade de Cristo na própria vida. Enquanto implora sobre a amada Diocese de Leiria-Fátima as graças necessárias, para reservar sempre ao seu adorado Esposo divino o primeiro lugar nos respectivos pensamentos e em cada uma das suas actividades, Sua Santidade o Papa Bento XVI concede a Vossa Excelência Reverendíssima e a quantos beneficiam dos seus cuidados pastorais a Sua Bên¬ção Apostólica.

Aproveito o ensejo para exprimir-lhe sentimentos de fraterna estima em Cristo Senhor».

Esta manhã durante a homilia dominical, o bispo da Diocese de Leiria-Fátima recordou a realização, há dois dias (10 de Junho), da Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima. “Perante a guerra, a guerrilha e a violência, as crianças gritaram «Não Matarás!». Perante os acidentes, a droga e a violência no trabalho, as crianças, fazendo-se eco de Deus, gritaram «Não matarás!». Não é um futuro para daqui a uns anos, é um presente contínuo, não é um conselho, é uma ordem, um mandamento, (…) é um dom de Deus que deve ser respeitado”, afirmou.

Relativamente ao refendo que decorre este fim-de-semana em Itália sobre a reprodução assistida, o responsável pela Diocese de Leiria-Fátima afirmou que aquele referendo “põe em causa os valores, as coordenadas, o respeito pela vida”.

Todos nós devemos respeitar a vida do corpo e, hoje, neste Santuário, estamos a dar prioridade à vida espiritual”, concluiu D. Serafim.

O bispo falou ainda na Peregrinação Internacional Aniversária de Junho, cuja abertura oficial decorreu há momentos, com início às 18h30, na Capelinha das Aparições. D. Serafim Ferreira e Silva, que preside às cerimónias, apelou ao bom senso dos peregrinos a pé e dos automobilistas, dado o elevado número de pessoas por opta por fazer a sua peregrinação a Fátima a pé. “Peço que tomemos todas as providências, cautelas, para que haja segurança, respeito pela vida”, afirmou o prelado, que anunciou a apresentação das contas do Santuário relativas ao ano de 2004 para amanhã, no final da eucaristia da peregrinação aniversária.

A Peregrinação Aniversária de Junho tem como tema: “Antes de te formar no ventre materno, Eu te escolhi” (Jer 1,5), no contexto do tema anual para 2005 proposto à reflexão dos peregrinos de Fátima: “5.º Mandamento – Não Matarás”.

Recorde-se que foi decisão dos responsáveis do Santuário que a primeira década do milénio seja dedicada ao Decálogo. Assim, os dez temas anuais neste Santuário durante os dez primeiros anos do milénio têm sido, sucessivamente, os Mandamentos da Lei de Deus.

Até ao momento, inscreveram-se no Serviço de Peregrinos deste Santuário para participar nas cerimónias de amanhã da Peregrinação Aniversária de Junho um total de 33 grupos de peregrinos oriundos dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Costa do marfim, Espanha, França, Irlanda, Itália, Portugal e Reino Unido.

Sala de Imprensa

Santuário de Fátima