As novas situações e exigências que surgem com o casamento
2005-05-31 07:12:08

Com o casamento o indivíduo fica sujeito a “Novas Situações – Novas Exigências”. “Novas de maneiras de estar na vida e de a encarar” – sublinhou à Agência ECCLESIA Manuel Marques, elemento do casal responsável do CPM, organismo que realizou, nos dias 28 e 29 de Maio, em Faro, o Conselho Nacional dos Centros de Preparação para o Matrimónio.

Este encontro teve momentos de formação e informação e versou sobre o quinto tema do CPM: “Novas situações – Novas exigências”. Trocas de experiências entre casais novos e outros “mais maduros” e um padre apresentou a “fundamentação teológica do crescimento desta mudança de vida” – referiu Manuel Marques.

Os casais do CPM são confrontados com pessoas “que coabitam” e outros “que não estão casados e que têm filhos”. A questão do casamento coloca interrogações aos jovens e surgem as perguntas: “Se vocês já vivem juntos porquê o casamento?” e “Qual a mais valia que adquirem com o casamento?”. Realidades que os casais do CPM têm de responder.

O CPM é um serviço de leigos que equipas de casais prestam à comunidade no sentido de melhor preparar os noivos para a vida em família e para as responsabilidades sociais e cívicas, que essa nova situação acarreta, quando solicitam a celebração do seu Matrimónio em Igreja. Este serviço existe na Europa, onde nasceu, e noutros continentes, a Portugal chegou em 1960, tendo-se rapidamente difundido por todo o país.

Os conselhos nacionais percorrem o país de Norte a Sul. Este ano foi na capital algarvia mas não há nenhuma relação com o menor índice de noivos a requerer a celebração do seu casamento na Igreja Católica. “Estatutariamente devem percorrer as dioceses” – avançou Manuel Marques.

Nesta reunião magna foi eleito também o casal responsável dos CPM: Maria de Lurdes e Aires Pereira. “Este casal tomará posse no Conselho de Outono, a realizar em Vila Real.