Compêndio do Catecismo da Igreja prestes a ser publicado
2005-05-27 00:01:38

O esperado Compêndio do Catecismo da Igreja Católica estará pronto a tempo das XX Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que se realizarão em Colónia, Alemanha, de 16 a 21 de Agosto.

Uma fonte da Santa Sé revelou que o Compêndio, que sintetizará significativamente o Catecismo da Igreja Católica, está na fase de revisão e que se espera lançá-lo durante as JMJ, que contarão com a presença de Bento XVI.

O Compêndio foi solicitado pelos Bispos do mundo, por ocasião do 10º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica e João Paulo II encarregou essa tarefa ao então Cardeal Joseph Ratzinger, na qualidade de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Agora ele mesmo, como Papa, aprovará a sua publicação.

A iniciativa nasceu da intenção de João Paulo II em criar uma obra concisa, que apresente os conteúdos fundamentais da Fé, uma espécie de livro de bolso em que as pessoas encontrem, rapidamente, o mais importante do panorama da Fé católica.

O Papa explicava, numa carta de Fevereiro de 2003, que apesar do surgimento desta nova obra, o actual Catecismo da Igreja Católica “mantém intacta a sua importância, podendo ganhar com esta nova síntese um estímulo importante para ser mais aprofundado”.